De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), praticar qualquer atividade física auxilia na saúde física e mental de maneira geral, reduzindo o nível de estresse, melhorando o nível de concentração, humor e qualidade do sono e auxiliando também na prevenção de doenças como o TDAH, hiperatividade e até Parkinson e Alzheimer.
A recomendação é de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a um pouco mais de 20 minutos diários de atividades ou 75 minutos semanais de atividade física de maior intensidade, o que corresponde a pouco mais de 10 minutos por dia. E esta quarta-feira, dia 25, é um ótimo dia para refletir sobre a saúde por um simples motivo: o Dia do Desafio.
Criada no Canadá em 1986, a data surgiu pelo prefeito da cidade de Saskatoon, que na época decidiu motivar os moradores de seu município a fazerem uma caminhada pela vizinhança para se aquecerem do frio que assolava a região. A ideia foi se expandindo até ser assumida pela Associação Internacional de Esporte para Todos (TAFISA), que fixou mundialmente neste dia.
"Participar do Dia do Desafio é uma boa oportunidade para sair um pouco da zona de conforto e experimentar caminhadas e outras atividades físicas. Há diversas sugestões em sites ou aplicativos, nos quais é possível realizar exercícios de maneira individual ou em grupo, possibilitando ainda a conexão com pessoas que tenham o mesmo objetivo", explica o educador físico André Duarte Pasini, que atua em Santos.
E para quem tem uma rotina muito corrida e não encontra tempo para se exercitar de maneira rápida, André dá 10 opções que irão ajudar a participar do Dia do Desafio de maneira simples e prática.
1. Utilizar a escada ao invés do elevador vai ajudar a melhorar o fôlego e deixar as pernas mais fortes.
2. Caminhar sempre é bom. Por isso neste dia é uma boa ideia trocar o carro pelas pernas. Para quem anda de ônibus e quer caminhar um pouco mais, a dica é descer no ponto anterior ao que normalmente desce.
3. Ficar sentado muito tempo não faz bem a ninguém. Por isso, quando estiver no trabalho, eventualmente passeie pelo escritório para esticar as pernas e movimentar o corpo.
4. Outra dica para quem está trabalhando é não usar o banheiro mais próximo, obrigando o corpo a se movimentar para melhorar a circulação e gastar energia.
5. Em casa ou no trabalho, se alongue de tempos em tempos. O alongamento produz uma sensação boa e é ótimo para o corpo
6. Fazer as tarefas domésticas dançando é mais divertido e aumenta o gasto calórico.
7. Quando estiver assistindo televisão e entrar o comercial, é uma boa levantar do sofá para se movimentar, mesmo que seja para pegar um copo de aguá. Isso ajuda a acelerar o metabolismo.
8. Outra boa maneira de se exercitar em casa é aproveitar o que tiver em casa. Por exemplo, garrafas pets cheias de água podem servir de peso e ajudar a trabalhar a resistência dos braços.
9. Sentar em uma cadeira firme e erguer a perna devagar, até ela ficar paralela ao chão, e depois de alguns segundos abaixar lentamente parece besteira, mas é um exercício que ajuda a movimentar o corpo e gasta calorias quando as repetições vão aumentando.
10. E para quem tem um pouquinho mais de tempo, andar de bicicleta melhora a qualidade de vida de qualquer um, pois ajuda a exercitar o corpo e melhora o condicionamento físico.
Mín. 17° Máx. 21°