Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, disse que os dois países devem pensar o futuroda Usina Hidrelétrica de Itaipu para os próximos 50 anos. Segundo ele, o acordo entre Brasil e Paraguai sobre os aspectos econômicos da usina binacional deve ser finalizado ainda este ano. “Estou muito otimista de que as negociações possam ser concluídas muito rápidas”, disse Peña.
Segundo o presidente eleito, o objetivo é construir uma visão conjunta dos dois países sobre o futuro da hidrelétrica. O Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos governos de Brasil e Paraguai, fala que, depois de 50 anos, o anexo C, que estabelece os termos financeiros, deve ser rediscutido.
“Quando o acordo foi assinado, o objetivo foi construir, operar e pagar a dívida de Itaipu, o que foi feito. A obra foi construída, opera corretamente e a dívida foi paga totalmente. Hoje, temos que falar qual é o novo papel que vai ter para os próximos 50 anos”, disse Peña, ao sair do encontro com Lula no Palácio da Alvorada.
O presidente eleito do Paraguai dizque acredita ser possível manter as condições de compra do excedente de energia pelo Brasil. Atualmente, cada país tem direito a metade da energia produzida pela usina, mas o Paraguai usa apenas cerca de 15% do total. Pelo tratado, o Brasil tem preferência de compra da energia excedente dos paraguaios.
“O Paraguai não está buscando uma política rentista, está buscando uma política desenvolvimentista. O Paraguai quer desenvolverseu país, temos muita gente jovem que quer trabalhar. Estamos buscando uma política econômica que vá gerar emprego, e a ideia não é mudar o emprego do Brasil para o Paraguai”, disse Peña.
O encontro entre Lula e Peña tratou de uma agenda ampla de integração global, regional e bilateral entre os dois países. Foram discutidos temas de cooperação na área de segurança, econômica, passagem de fronteira e também a melhoria da cooperação na área de investimentos para a região. Lula já confirmou a presença nas cerimônias de posse presidencial do paraguaio, em Assunção, no dia 15 de agosto.
Outro assunto tratado na reunião, segundo Peña, foi a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. “Estou muito otimista que o presidente Lula, como presidentepro temporedo Mercosul vai levar essa negociação de maneira muito exitosa”, disse Peña.
Nas redes sociais, Lula disse que gostou muito da reunião. “Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum”, declarou o presidente brasileiro.
Ver essa foto no Instagram* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémPolítica PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1 Política Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping Política Pimenta vê participação do governo Bolsonaro em planejamento de crimesPariquera-Açu, SP Atualizado às 01h07 - Fonte: ClimaTempo16°Tempo nubladoMín. 15° Máx. 25°
Seg 28°C 15°CTer 35°C 16°CQua 37°C 19°CQui 39°C 20°CSex 33°C 21°CRogério Fernandes Você sabe o que é Cesta Básica Digital?Rica Mello Especialista destaca vantagens do uso do CRM e como a ferramenta está auxiliando a gestão de lojas e impulsionando o crescimento do varejoTarsia Gonzalez Faltam caminhoneiros no BrasilEdgar Benedetti Filho Pílulas Jurídicas: "Aposentadoria Rural" - Como alcançar após tanto tempo de dedicação à agricultura?HoróscopoÁriesTouroGêmeosCâncerLeãoVirgemLibraEscorpiãoSagitárioCapricórnioAquárioPeixesVocê viu?Há 6 dias Fundador da Igreja Bola de Neve morre aos 52 anos em acidente de moto na SP-065Há 6 dias Hospital Regional de Registro Abre Vagas para Assistente SocialHá 2 dias Homem é preso em flagrante após atear fogo em ônibus na BR-116 no ValeHá 5 dias Colisão entre dois carros é registrado na SP-222, em Iguape no Vale do Ribeira© Copyright 2024 - Viva Pariquera - Todos os direitos reservados