Sexta, 15 de Novembro de 2024
21°

Tempo nublado

Pariquera-Açu, SP

Dólar
R$ 5,80
Euro
R$ 6,11
Peso Arg.
R$ 0,01
Entretenimento Entretenimento

Quinta edição do ArtePraia alcança 418 inscrições

O projeto recebeu trabalhos de 24 das 27 unidades da federação

12/07/2023 às 10h56
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Com a proposta de ultrapassar os lugares legitimados do fazer e apreciar arte, o ArtePraia lançou, no último mês de maio, o edital para a quinta edição, que será realizada em Fortaleza (CE) nos dias 15, 16 e 17 de setembro. O projeto conseguiu inscrições de quase todos os estados, alcançando seu objetivo: tornar o ArtePraia um evento com alcance nacional. Com relação à última edição, houve um aumento de 47% no número de artistas/coletivos inscritos.

“Estamos muito felizes e entusiasmados com tantas propostas interessantes. Sentimos que expandimos nossa ideia Brasil afora. Vamos analisar cada trabalho com muito carinho”, comemora Gustavo Wanderley, curador do ArtePraia. 

O edital delimita alguns critérios, dentre eles é que a proposta de trabalho artístico deve ser efêmera, por proposição de situação ou intervenção temporal, e não deve deixar qualquer resquício no ambiente em que for instalada/executada. Está também entre as regras que, no caso de utilização de materiais, estes devem ser biodegradáveis ou recicláveis e, sob nenhuma hipótese, podem degradar o meio ambiente.  

O marco de 418  propostas inscritas em 2023 ultrapassa a soma de todas as outras edições já realizadas pelo ArtePraia. O projeto é uma realização da Casa da Ribeira, Ministério da Cultura e Governo Federal; conta com os patrocínios da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Ecofor Ambiental.

“O ArtePraia dialoga com os pilares da área de inteligência social do Grupo Marquise, uma vez que traz em sua essência a democratização do acesso à arte e tem uma total sinergia com o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. Agora, assim como o Grupo Marquise, o ArtePraia mostra que tem uma amplitude nacional. Estamos muito felizes com esta parceria”, comenta Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.