Acertar o corte de cabelo ideal é um dos maiores desejos de visagistas, cabeleireiros e, principalmente, dos clientes de salões de beleza. Tanto que os estudos sobre o tema estão cada vez mais aprofundados. Há cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e até mestrados oferecidos aos profissionais que desejam desenvolver a técnica perfeita.
A busca reflete a exigência do mercado. Uma recente pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, empresa global especialista em pesquisas de mercado online, aponta que cuidar dos cabelos é a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. A pesquisa revela também que o Brasil é o terceiro país que mais busca por moda e beleza no Google, atrás apenas de Japão e Estados Unidos.
O corte de cabelo tem dois objetivos principais: harmonizar ou caracterizar a imagem. De acordo com Tania Trindade, professora e mestre em consultoria visagista de imagem, “no primeiro caso busca-se contemplar o equilíbrio, a beleza da pessoa. Já a caracterização é uma maneira de fazer a cliente demonstrar ainda mais aquela imagem que já transmite, ou, numa explicação mais lúdica, o que ocorre com atores a cada troca de personagem, quando muda completamente o visual”.
Para chegar ao corte ideal, de acordo com a consultora, é importante consultar um profissional formado em visagismo. “Ele poderá analisar o que a imagem atual passa como informação e qual imagem a cliente deseja passar a transmitir e, a partir daí, elaborar a estratégia de corte”, explica.
Robson Trindade, mestre e doutorando em Visagismo pela PUC/SP TIDD, esclarece que saber ouvir a cliente é essencial. “Para chegar a uma resposta 99,99% segura, é fundamental uma conversa atenta aos pequenos detalhes. Perguntar como ela higieniza o cabelo, com qual frequência, quais produtos utiliza, se usa mais o cabelo solto ou preso, entender verdadeiramente a cliente”.
O visagista utiliza estas informações para elaborar o corte ideal. “O profissional tem que abrir mão de qualquer ‘eu acho isso, eu acho aquilo’, e mergulhar nas permissões e nas exigências da cliente”.
Um dos fundamentos do visagismo é o estudo dos formatos de rosto. São sete os formatos primários: redondo, quadrado, retângulo alto, retângulo baixo, triângulo alto, triângulo baixo e losango. Cada formato tem suas características próprias, mas não é refém de uma única imagem. “O formato oval, por exemplo, que não faz parte dos primários, é muito usado para gerar delicadeza. E todos podem ser adaptados para parecer oval”.
Tania Trindade reforça que ninguém deve abrir mão de uma imagem que pretende transmitir por conta de uma característica própria. “Todos os cortes de cabelo combinam com qualquer pessoa, a exemplo de outras opções de embelezamento. O que há de se considerar é qual o desejo desta pessoa quanto à imagem dela, qual imagem ela quer transmitir”.
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