Na tarde do dia 26 de abril, a equipe do Instituto de Pesca de Cananeia recebeu um acionamento da comunidade do Viareggio, na Ilha Comprida a respeito de uma raia manta encalhada na areia. Prontamente, o IPeC se deslocou até o local do encalhe para uma tentativa de reintrodução do animal ao mar, junto à população.
Para aumentar as chances de sucesso do procedimento, a equipe utilizou a técnica de desencalhes de baleias, na qual as nadadeiras do animal são envoltas por corda para possibilitar que o indivíduo seja puxado para dentro da água com ajuda das ondas.
O procedimento foi realizado com sucesso e o animal foi devolvido ao mar. Nos próximos dias, a equipe e a população devem ficar atentas às praias, para verificar se a raia voltará a encalhar.
O IPeC agradece imensamente o acionamento e o apoio da população local, fundamentais para a realização e o sucesso do desencalhe. Muito obrigado, também, à Sra. Letícia Soares, pelas imagens cedidas para nossa publicação e aos funcionários da empresa BK Consultoria, que garantiram prontamente nossa travessia de balsa até a Ilha Comprida, em caráter emergencial!