O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento social que tem como objetivo executar serviços socioassistenciais para famílias, crianças, adolescentes e idosos. Com caráter preventivo e proativo, os serviços prestados visam defender os direitos e desenvolver capacidades e potencialidades para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
Com o intuito de implementar essas ações, foi criada a "oficina de guloseimas", destinada às mães das crianças e adolescentes atendidas nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na oficina, as mães aprendem novas receitas e preparam os lanches das crianças e adolescentes que estão na atividade.
Segundo a coordenadora do CRAS, Valéria Cardoso, o objetivo da oficina é aproximar as famílias, abrir caminhos para novas amizades entre os participantes e oportunizar aprendizado que possam melhorar a qualidade de alimentos produzidos em casa. "Procurou-se pensar em alimentos práticos e fáceis, com produtos alimentícios que a família possui na despensa de suas casas, sendo produtos acessíveis à renda familiar. É uma forma de intervenção social que estimula e orienta as famílias na construção e reconstrução de suas histórias e vivências", explica a coordenadora.
Além disso, a iniciativa busca despertar nas mães o interesse de cuidar bem de sua família, ofertando um alimento saboroso, com baixo custo, produzido com amor e carinho, resgatando valores e vínculos familiares, prevenindo a ocorrência de situações de risco social.
A oficina de guloseimas é uma das atividades realizadas pelo CRAS, que busca atender as necessidades das famílias, oferecendo ações que possam contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento de vínculos familiares.