Aconteceu no último sábado, dia 26, no salão paroquial de CAJATI, a primeira reunião com "Responsáveis de PCD" do município.
O evento foi uma oportunidade de estreitar os laços de amizade e conhecer as necessidades e sonhos destes cidadãos que dão o suporte necessário a todas as pessoas com deficiência.
Os participantes se identificaram por meio do preenchimento de um questionário, em que também revelaram seus sonhos, tais como, o de fazer cursos profissionalizantes, ter oportunidades de inclusão econômica, educacional, transporte, lazer, entre outros.
A participante Katiane Chagas, de Pariquera-Açu, é uma PCD sem os membros superiores e inferiores e faz uso de próteses. A participante deu um testemunho de superação e enfrentamento do preconceito e pessimismo, sendo um grande exemplo para todos. Atualmente Katiane mora sozinha e trabalha como Auxiliar de Atendimento na Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Assistente administrativo na ONG Feliz Cidade, é empreendedora e artesã.
Representando o grupo de “Responsáveis de PCD” de Cajati , a Sra. Cristiane Izabel da Silva Pontes apresentou o seu filho autista, o Gabriel. Gabriel expressou o desejo de estudar, se formar em Geologia e conhecer o mundo. Já sua mãe pediu ajuda para estudar, ser empreendedora para sair das dificuldades que enfrenta atualmente. Em resposta, alguns órgãos presentes apresentaram propostas:
O Sr. Samir Saleh do PEI-POLO DE EMPREGABILIDADE INCLUSIVO, apresentou o programa de inclusão de PCD no mercado de trabalho e a necessidade de cadastrar interessados acima de 16 anos, para concorrerem às vagas em várias empresas cadastradas no Vale do Ribeira. O cadastro pode ser realizado por vários departamentos e com apoio do vereador Waltinho Romualdo.
A Sra. Vanessa Kelly de Lima Moraes (Assessora do Fundo Social), representante da presidente Marcia Hiromi Shimodaira Koga (Primeira dama do município), ofereceu também a todos os membros do grupo, vagas para os 5 cursos gratuitos de empreendedorismo.
Representando o SEBRAE, Regiane Rabelo Batista - especialista em pequenos negócios do Sebrae SP - ofereceu acompanhamento e apoio ao empreendedorismo.
O Presidente da APAE de Cajati, Sr. Gilberto Carvalho explanou sobre todos os trabalhos que vem realizando junto aos mais de 500 pacientes acompanhados, com muito carinho por toda a equipe técnica. Informado também, sobre a implantação de ouvidoria na APAE, para melhorar ainda mais a qualidade de atendimento.
Os vereadores Waltinho, Rosângela e Adenise também se uniram a causa, para buscar junto ao poder legislativo municipal, estadual e federal, benefícios e programas específicos para as necessidades apresentadas.
O Padre Thiago, pároco de Cajati, acolheu a todos e colocou-se, como representante paroquial, à disposição para todas as necessidades desta causa.