Através do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, o governo criou uma nova linha para empréstimos a trabalhadores informais e microempreendedores individuais.
Operado pela Caixa, em parceria com o Sebrae, o objetivo é beneficiar, nos primeiros 12 meses, 4,5 milhões de empreendedores.
Com o programa, o governo quer que os trabalhadores informais sejam formalizados, já que, para para pegar o crédito, terão que “dizer quem são”. Além disso, ao aumentar o acesso ao capital, há um estímulo na economia.
Juntas, as micro e pequenas empresas no país representam 27% do nosso PIB e, hoje, o Brasil tem 38 milhões de trabalhadores sem vínculo formal — ou seja, a novidade vai interessar muita gente.
Os valores estarão disponíveis para pessoas físicas e MEIs com limites de R$ 1 mil e R$ 3 mil, respectivamente. No caso de pessoas físicas, é preciso exercer alguma atividade produtiva ou de prestação de serviços informal.
Os valores estarão liberados a partir do dia 28 de março, e o pedido poderá ser feito através do aplicativo da Caixa. Além disso, no caso do MEI, é preciso comprovar pelo menos 12 meses de faturamento.