
A Santa Casa de Santos anunciou um importante avanço no atendimento oncológico da região. A instituição concluirá ainda neste primeiro semestre de 2026 a construção da casamata que abrigará um novo acelerador linear, equipamento de alta tecnologia utilizado em tratamentos de radioterapia.
A entrega da estrutura está prevista para o dia 26 de junho. Após a instalação do equipamento e a realização dos testes necessários, a expectativa é ampliar significativamente a capacidade de atendimento aos pacientes que lutam contra o câncer.
Segundo o provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, o novo equipamento estará disponível para atender pacientes de toda a Baixada Santista e também do Vale do Ribeira.
O novo acelerador linear foi adquirido por meio de recursos destinados pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, através de uma emenda parlamentar de R$ 10,5 milhões.
Considerado um dos mais modernos do país, o equipamento conta com tecnologia de Radioterapia Guiada por Imagem em 3D (IGRT), permitindo maior precisão na aplicação da radiação, reduzindo impactos em tecidos saudáveis e aumentando a eficácia dos tratamentos.
Além disso, o novo aparelho permitirá ampliar as modalidades terapêuticas disponíveis para pacientes com diferentes tipos de câncer.
Com a entrada em operação do novo acelerador linear, a Santa Casa de Santos espera dobrar sua capacidade de atendimento.
📈 Atualmente: 65 pacientes por dia
📈 Nova capacidade: 130 pacientes por dia
A ampliação deve contribuir diretamente para a redução das filas de espera e agilizar o acesso ao tratamento para pacientes da região.
Além do investimento destinado à Santa Casa, Paulo Alexandre Barbosa também articulou junto ao Ministério da Saúde a liberação de R$ 7 milhões para que a Hospital Beneficência Portuguesa de Santos adquira outro acelerador linear, ampliando ainda mais a estrutura de combate ao câncer na região.