A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou nesta semana as três organizações da sociedade civil (OSC) vencedoras, via voto popular on-line, do processo Teia de Soluções - Aprimora, que ao longo de cinco meses capacitou 15 instituições visando o fortalecimento da gestão socioambiental. São elas: Instituto Espaço Silvestre (IES), Instituto Ambiecco e Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC). A etapa final da iniciativa mobilizou mais de 4 mil votos e as três entidades receberão R$ 10 mil cada para serem empregados em melhorias iniciadas ao longo da participação no programa.
“Com este Aprimora, contribuímos com o fortalecimento e o aprimoramento de instituições que trabalham pelo desenvolvimento socioambiental no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do mundo, a Grande Reserva Mata Atlântica, que abrange 60 municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina”, explica a gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Marion Silva. “É extremamente importante que essas organizações se mantenham relevantes em seu campo de atuação, gerando impactos positivos à sociedade e à conservação da natureza. Para isso, elas precisam estar alinhadas e capacitadas para suprir as novas demandas econômicas, legais, de inovação e gestão. É esse o apoio que oferecemos à elas”.
Além das 15 OSCs participantes, outras seis organizações e agentes de governos municipais foram convidados a integrar a turma do Aprimora para enriquecer ainda mais o intercâmbio de experiências. Os convidados não foram envolvidos no processo de premiação.
O Aprimora visa aperfeiçoar a capacidade de gestão de OSCs que, em sua atuação, promovam impacto socioambiental positivo. As organizações selecionadas e convidadas para o processo participaram de encontros e oficinas promovidos pelo Impact Hub (Curitiba e Brasília) para trocar experiências e amadurecer ideias com os demais participantes, e com profissionais especializados em diferentes temáticas como: trabalho remoto e colaborativo, planejamento estratégico para o impacto, exigências legais, fiscais, tributárias e trabalhistas, gestão administrativa e financeira, governança e estrutura organizacional, design e gestão de projetos, comunicação, e captação de recursos.
Conheça as três OSCs vencedoras da Teia de Soluções - Aprimora:
Instituto Espaço Silvestre (IES)
ONG fundada em 1999 com a missão de promover o bem-estar de animais silvestres e contribuir com a conservação da natureza por meio da ciência, educação e desenvolvimento socioeconômico. Atualmente, desenvolve cinco projetos, sendo três deles em Santa Catarina: o Centro de Triagem de Animais Silvestre, que reabilita animais vítimas de ações humanas; o Silvestres SC, que realiza solturas de animais silvestres na natureza para fins de conservação, além de atividades educativas e de geração de trabalho e renda para mulheres; e o IES Educa, que atua na educação e formação de profissionais capacitados para geração de impacto socioambiental. As iniciativas são realizadas nos municípios de Campo Alegre, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Schroeder, Jaraguá do Sul, Joinville, Corupá e São Bento do Sul.
Instituto Ambiecco
O instituto foi fundado em janeiro de 2020 por uma equipe de biólogos e veterinários preocupados em desenvolver ações que promovem a preservação do ambiente e a conservação de espécies silvestres. Localizado no município de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, tem como objetivo pesquisar e proteger animais silvestres da região, com o propósito de conservar e recuperar áreas naturais, valorizar comunidades e povos tradicionais, turismo de base comunitária e ecoturismo, gerando renda para a comunidade local com foco em sustentabilidade.
Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC)
Criado em março de 2001, com sede em Registro (SP), tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisas e projetos para promover a melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Ribeira, visando o desenvolvimento sustentável, valorizando as comunidades e os povos tradicionais. Atua nos municípios paulistas de Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Capão Bonito, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Sete Barras e Tapiraí.
Mais informações estão disponíveis no site https://chamada.teiadesolucoes.com.br/
.