A Sabesp fará investimentos que superam R$ 600 milhões nas cidades do Vale do Ribeira e litoral sul até 2029 para levar mais água tratada, coleta e tratamento de esgoto à população. Em 2025, a Companhia de saneamento tem R$ 90 milhões de obras em execução ou em processo de contratação.
Os investimentos vão garantir mais saúde e qualidade de vida para os moradores e turistas que visitam a região, assim como contribuir com a qualidade dos rios e das praias. O conjunto de intervenções fará com que os municípios de Cajati, Cananeia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Miracatu, Pariquera-Açu e Registro atinjam a universalização dos serviços de saneamento em 2029, quatro anos antes do que exige o Novo Marco Legal, que é 2033.
As obras são para a implantação de redes coletoras, ligações domiciliares de esgoto e para a expansão do sistema de abastecimento de água. Todas as cidades receberão o Programa de Saneamento Rural da Sabesp, que tem como objetivo aumentar o acesso à água potável e aos serviços de esgotamento sanitário em áreas rurais do estado de São Paulo. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população rural.
As famílias moradoras da região inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) têm direito à tarifa diferenciada. O desconto fornecido pela empresa de saneamento pode chegar a 78% nas contas de água e esgoto, e é oferecido por meio do programa Tarifa Residencial Vulnerável ou Social.
Confira os investimentos em cada cidade:
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Sabesp vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.