O Vale do Ribeira estreia no Programa Crie Games do Sebrae-SP com o desenvolvedor de jogos Rogério Vicente, de Iguape. O estúdio de Rogério - Bits for Fun - está entre os 40 pequenos negócios do estado selecionados para o CRIE Games Modo Aceleração. O foco do programa é melhorar a gestão e os projetos dos estúdios, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de crescimento e transformando ideias criativas em negócios sustentáveis.
A iniciativa integra o Crie Games, eixo de atuação do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa (Crie) desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional e liderado pelo Sebrae-SP. O analista de negócios do Sebrae-SP, Nélio Dias, explica que o Modo Aceleração é uma jornada de quatro meses que inclui seis workshops coletivos e 12 mentorias individuais. “Nessa jornada, os participantes recebem orientações técnicas focadas nas principais necessidades do negócio, como gestão, marketing, desenvolvimento de produto e acesso a investimentos. A ideia é instrumentalizar os desenvolvedores de jogos digitais a ganharem mercado, crescerem e se consolidarem, fortalecendo a economia criativa”, afirma Nélio.
Para Rogério Vicente, a mentoria do Sebrae-SP vem num excelente momento. “Eu sempre trabalhei com jogos casuais para mobile (celular) e este ano resolvi mudar para PC. Por serem mais complexos, os jogos para computador exigem uma equipe mais estruturada. A mentoria do Sebrae caiu como uma luva. É perfeito porque vai me ajudar a estruturar o estúdio para um novo modelo de negócios”, revela Rogério. “Quando comecei a desenvolver jogos digitais eu dei muita cabeçada, errei muito até ter experiência de mercado. Poder iniciar os jogos para PC com o apoio do Sebrae me dá segurança, sei que estou na direção certa”, destaca.
A ideia de criar jogos surgiu ainda na adolescência, quando Rogério começou a estudar programação. Em 2021, aos 38 anos, ele criou a Bits for Fun. Desde então, já assinou contratos de cooperação e desenvolvimento com grandes empresas da França, China e Israel e desenvolveu cerca de 50 protótipos de jogos, sendo que dez deles chegaram a ser testados entre os consumidores.
O grande objetivo de Rogério, a partir da mentoria do Crie Games, é ter um espaço na Gamescom Latam, um dos maiores eventos de games da América Latina. “Poder divulgar um dos jogos que estou desenvolvendo na Gamescom de 2026 seria o máximo. Vou batalhar muito para realizar esse sonho”.
Mercado promissor
Rogério também espera ver mais desenvolvedores de games no Vale do Ribeira. “Apesar de não termos cursos presenciais de programação no Vale, não há barreiras para alcançar o mercado de games. Na internet a gente encontra muitas oportunidades. É preciso meter a cara e fazer, produzir. É provável que o primeiro jogo não fique bom, mas o segundo vai ficar melhor. Muitas vezes a barreira é psicológica. O Vale do Ribeira tem um potencial muito grande para desenvolver essa área”, acredita Rogério.
Consolidada entre as mais promissoras do mundo, a indústria de games cresce também no Brasil. Em 2021, o País ultrapassou o México, tornando-se o maior mercado de games da América Latina. Segundo pesquisa da PwC, a expectativa é que a indústria de jogos atinja US$ 2,8 bilhões em receita até 2026, como resultado de uma evolução anual de 15% desde 2021.
Crie Games
Com o Crie Games, o Sebrae-SP desenvolve uma série de ações para fomentar o segmento e apoiar estudantes, pessoas desenvolvedoras e estúdios criadores de jogos digitais com ações de sensibilização, capacitação, acesso a mercado e investimento.
Além do Crie Games Modo Aceleração, o programa conta com a trilha Modo Mercado, workshops e muito conteúdo on-line para auxiliar quem deseja empreender no segmento de jogos digitais. Para saber mais sobre as ações do Crie Games do Sebrae-SP, acesse: https://crie.sebraesp.com.br/segmentos/games/.
Bits for Fun
Para conhecer mais sobre o trabalho do Rogério Vicente, acesse: https://www.linkedin.com/company/bits-for-fun/.