O Governo de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, entregou o flutuante Dersa III, da travessia de balsas Cananeia/Ilha Comprida, do lado da ilha. É mais uma melhoria do programa de modernização das oito travessias litorâneas sob responsabilidade do Departamento Hidroviário (DH).
O novo equipamento teve investimento total de R$ 3,6 milhões. Possui 31 metros de comprimento, 10,4m de largura e pesa 98 toneladas. O Dersa III é feito em aço carbono ASTM A-36 e, com ele, os usuários terão ainda mais segurança para utilizar o serviço, com o embarque e desembarque podendo ser feito com mais fluidez.
Números de outubro do DH mostram que o volume diário médio (VDM) da travessia Cananeia/Ilha Comprida é de 343 veículos, 167 ciclistas, 794 pedestres e 83 motociclistas.
“Fizemos as melhorias necessárias nesta travessia para que motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas possam atravessar de uma cidade a outra com o menor tempo de espera possível”, revela o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
O trabalho do Governo de São Paulo nas oito travessias litorâneas de São Paulo está garantindo mais qualidade do serviço, com mais conforto a todos. “A reforma e troca de embarcações, pontes e flutuantes exigiram investimentos de R$ 150 milhões em todo o sistema desde 2019”, completa José Reis, diretor geral do DH.
As melhorias nas travessias estão ocorrendo para que a operação possa ser mais efetiva durante a Operação Verão, quando o movimento em algumas localidades aumenta em até 40%. As reformas nas balsas, por exemplo, são necessárias para que elas possam prestar serviço com o Certificado de Segurança Naval (CSN) em dia. O documento é uma exigência da Marinha do Brasil, com foco na segurança total do sistema.
Programa de modernização
Desde 2019, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo tem melhorado significativamente o serviço, inclusive na alta temporada. Já foram reformadas 17 embarcações e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado.
A manutenção passou a ser 24 horas, novos motores e reversores foram comprados, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real. Com isso, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e redução significativa no tempo médio de espera.