Razão ou Emoção?
Hard skills ou Soft skills
Porque não, AMBAS?
No desenvolvimento humano e profissional, equilíbrio é tudo!
Escolher por algo tangível ou algo intangível, não é uma tarefa fácil, a verdade boa mostra que, principalmente depois da Pandemia de COVID 19, algumas competências e habilidades, sobretudo de cunho sócio emocional, são cada vez mais necessárias para sobrevivência.
Sobrevivência de relacionamentos, de profissionais, de tudo…
Mas o que são essas habilidades, afinal?
Hard skills são habilidades técnicas e práticas, enquanto Soft skills são habilidades sociais e comportamentais.
Hard skills
São habilidades específicas de um cargo ou tarefa. Demonstram a expertise técnica de um profissional
São importantes para determinadas profissões. Exemplos:
✅Conhecimento de idiomas
✅Conhecimento de informática
✅Certificações específicas de uma indústria
✅Habilidade de programação
✅Habilidade de contabilidade
✅Habilidade de matemática avançada
Etc.
Soft skills
São habilidades sociais que permitem interagir com outras pessoas. São importantes para a maioria das carreiras.
São habilidades flexíveis e humanas. Exemplos:
✅Comunicação
✅Trabalho em equipe
✅Resolução de problemas
✅Gerenciamento do tempo
✅Pensamento crítico
✅Tomada de decisões
✅Gestão organizacional
✅Gestão do stress
✅Inteligência emocional
✅Empatia
Vejam, as hard skills são mais relevantes para determinadas profissões, e são importantes para que os recrutadores identifiquem a experiência e o conhecimento do candidato. Por meio delas, conseguimos moldar e desenvolver as Soft skills.
As soft skills são importantes para que os profissionais consigam construir e manter relações, e navegar em situações complexas, principalmente sobre pressão e momentos adversos, cada vez mais comum e vivenciado, sob escala, dentro das organizações, públicas ou privadas.
Saber filtrar, saber gerir bem meus recursos, sobretudo de tempo e dinheiro, faz parte das habilidades de Soft skills.
Por fim, os valores pessoais, encontrados nas Soft skills, podem dizer muito de uma pessoa, pois afetam os relacionamentos no ambiente de convívio, por consequência, se for uma empresa, a produtividade da equipe.
Exemplos: proatividade, zelo, dor de dono, vestir a camisa, educação, criatividade, bom senso, caráter, etc…
Agora que conhecemos, ou lembramos, quais sãos essas habilidades, técnicas ou sócio emocionais, fica a pergunta:
Por onde começar?
R: Comece conhecendo a si mesmo, depois o ambiente familiar, o social e, por fim, o de trabalho.
Se necessário for, a “reprogramação” deve ocorrer de dentro para fora. Nós, seres humanos, temos a tendência de querer manter a zona de conforto, por comodidade e segurança.
Só não podemos nos esquecer: perguntas iguais não trarão respostas diferentes.
Sucesso a todos!