Gratuito e aberto ao público, evento reúne no dia 22, em Registro-SP, produtores e restaurantes que integram as regiões turísticas Lagamar, Caminhos e Cavernas da Mata Atlântica; na sexta (21), há um workshop para profissionais da gastronomia e do turismo com a presença da chef Morena Leite
A terceira viagem da segunda temporada do Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia paulista, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, tem início no dia 16, apresentando para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo os principais atrativos da região.
Entre eles restaurantes, cervejaria, cachaçaria, produtores de palmito, de chá, de ostra e de derivados de banana da Rota Gastronômica Vale do Ribeira, composta pelas regiões turísticas Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar.
Na sexta-feira (21), profissionais da gastronomia e do turismo participam de um workshop de capacitação, no Espaço do Escritório Regional de Governo, em Registro-SP, onde serão abordados temas como turismo gastronômico, segurança alimentar, turismo rural, entre outros.
Uma aula-show da madrinha desta rota, a chef Morena Leite, encerra a tarde.
Entre os produtores presentes no Festival, no sábado (22), está a Cachaçaria J. Rios, da cidade de Cananéia, com suas cachaças infusionadas com cataia, planta típica da região, além de goiaba, banana e outros ingredientes.
Da cidade de Iporanga, o Vale do Pupunha, sede da Palmitolândia, apresenta o vegetal in natura e itens curiosos, como uma cerveja feita de pupunha, assim como o Palmito da Fazenda, de Registro-SP.
Da mesma cidade, o Sítio Shimada apresenta chás orgânicos e a Beta Hops Brewing revela sabores especiais de cervejas.
O Rancho Sertanejo, de Juquiá, comercializa o café plantado, torrado e moído em sua propriedade, além de docinhos artesanais. A Cooperafloresta, de Barra do Turvo, mostra diferentes iguarias feitas de banana e o Açaí Space, de Ilha Comprida, leva ao festival seu açaí.
Na ala de restaurantes, o Na Canoa, comandado pelo chef Patrick San, em Cananéia, revela receitas de inspiração oriental.
A chef Silvana Amorim, do Manjuba & Cia, em Ilha Comprida, é especialista no peixinho frito, que dá nome ao lugar. Também participam do festival, a Innsbruck Cervejaria e o Craibeira Cozinha Bar, ambos da cidade de Eldorado.
Sobre o programa Sabor de São Paulo
O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que apresenta, em dez diferentes Rotas Gastronômicas distribuídas por regiões do interior e litoral, os caminhos percorridos por diversos alimentos artesanais, do campo à mesa do consumidor.
O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia.
Entre julho de 2023 e novembro de 2024 foram visitadas 35 regiões turísticas que integram 13 Rotas Gastronômicas pelo Sabor de São Paulo. Ao todo, 6.110 pessoas participaram dos festivais regionais e 1.170 estiveram presentes em capacitações de produtores, profissionais da gastronomia e do turismo de 301 municípios mapeados.
O programa também tem apoio de instituições como Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.
Serviço:
Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Data: 22 de fevereiro
Horário: das 11h às 17h
Local: Espaço do Escritório Regional de Governo - Av. Wild José de Souza456 – Registro-SP
Entrada gratuita