Sebrae-SP e Senar realizarão 1º Seminário de Artesanato e Trabalhos Manuais do Vale do Ribeira
Artesãs e artesãos interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 7/10. A entrada é gratuita
Por: RedaçãoFonte: Monica Bockor
26/09/2024 às 03h25Atualizada em 27/09/2024 às 11h04
Incentivar a profissionalização e o aprimoramento das técnicas artesanais é um dos objetivos do 1º Seminário de Artesanato e Trabalhos Manuais do Vale do Ribeira, que será realizado no dia 9 de outubro, em Registro. Promovido em parceria pelo Sebrae-SP e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o evento promete ser um marco na valorização do artesanato local ao contribuir com o fortalecimento cultural e identitário da região.
Artesãs e artesãos interessados em participar do Seminário podem garantir a inscrição pelo link https://bit.ly/SeminárioArtesanato, até o dia 7/10. A entrada é gratuita. Segundo o analista de negócios do Sebrae-SP, Carlos Alberto Pereira Júnior, o evento quer promover o artesanato local como fonte de renda sustentável e valorização cultural, fortalecer as redes de colaboração entre artesãos, associações, instituições de apoio e o mercado, além de cadastrar novos artesãos junto à Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades).
“O seminário surge em um momento de crescimento do setor artesanal na região. A necessidade de capacitação, formalização e acesso ao mercado são demandas constantes dos artesãos do Vale do Ribeira. O seminário será uma grande oportunidade de troca de conhecimentos e técnicas, e também para o debate sobre o potencial econômico, a sustentabilidade e a inovação no setor”, ressalta.
De acordo com os números estabelecidos nas últimas edições do Programa Revelando São Paulo, estima-se que o Vale do Ribeira possua aproximadamente 600 artesãos tradicionais distribuídos em seu território, com enorme aceitação dos trabalhos, técnicas e materiais utilizados. “Hoje a região se configura como um grande núcleo de produção artesanal, mas ainda enfrenta grandes problemas no escoamento da produção, com a falta de espaços para comercializar os produtos e de programas de valorização e multiplicação", afirma a coordenadora do Senar, Joselma Maria da Silva.
A programação do Seminário contará com palestras sobre o potencial do artesanato paulista e a diversidade do território, sustentabilidade, embalagens, fotografia e artesanato, associativismo, cooperativismo e coletivos.
SERVIÇO
1º Seminário de Artesanato e Trabalhos Manuais do Vale do Ribeira
Data: 9 de outubro (quarta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Bunkyo (Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro)
Endereço: Rua Nakatsugawa, 165 - Vila Tupy – Registro
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.