Entre 4 e 7 de julho (quinta a domingo), São José dos Campos recebe mais uma vez o Revelando SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, correalizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e com gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte. Maior festival de valorização das culturas tradicionais paulistas, o evento acontece no Parque da Cidade, com entrada gratuita.
Participam dessa edição 89 municípios, de 11 regiões do estado de São Paulo. São 118 participantes: 41 de artesanato, 45 da culinária e 32 representantes das mais diversas manifestações de culturas tradicionais, como danças típicas, música e exposições. Cananéia representa a região de Registro com seu artesanato tradicional.
Sobre o Revelando SP
O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Cinco edições em 2024
Em 2024, o Revelando SP foi expandido e terá, ao todo, cinco edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:
Barretos – 17 a 19 de maio
Iguape – 14 a 16 de junho
São José dos Campos – 4 a 7 de julho
Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto
São Paulo – 12 a 15 de setembro
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Mín. 16° Máx. 35°