Com o objetivo de modernizar e ampliar os serviços de atendimento à população, o CONSAÚDE/HRLB iniciou a realização de cirurgias a laser para fragmentação e retirada de cálculos renais (pedras no rim). A execução da ureterorrenolitotripsia, procedimento seguro e pouco invasivo, é realizada com o auxílio de lasers direcionados, que fragmentam cálculos complexos e facilitam sua retirada. A previsão é que o procedimento beneficie cerca de 300 pacientes por ano.
Em comparação com técnicas cirúrgicas convencionais, a ureterorrenolitotripsia proporciona uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, possibilitando ao paciente retornar às atividades habituais em um espaço menor de tempo e sem precisar lidar com muitas dores intensas. A falta de tratamento dos cálculos renais pode levar à obstrução do trato urinário, gerando complicações graves, como insuficiência renal e danos permanentes ao rim.
O CONSAÚDE/HRLB informa que o acesso ao procedimento de ureterorrenolitotripsia acontece mediante encaminhamento prévio do paciente a partir do seu município de origem. As vagas são distribuídas pela Diretoria Regional de Saúde – DRS XII através dos sistemas de saúde municipais. A oferta desta nova modalidade cirúrgica, possibilitada por meio da idealização da Diretoria Técnica do HRLB e do Presidente do Consórcio, Vinícius Brandão, representa o desenvolvimento do atendimento médico urológico no Vale do Ribeira e Litoral Sul.