A Área de Convivência do Sesc Registro se transforma em um grande palco neste sábado e domingo (dias 8 e 9) para receber a Feira e as apresentações culturais que compõem mais uma edição do Mosaico de Saberes: Arte, Cultura, Ambiente e Turismo no Vale do Ribeira, projeto mensal da unidade que valoriza o território, a produção artesanal e agroecológica, a diversidade cultural, os modos de vida tradicionais e as iniciativas sustentáveis do Vale do Ribeira.
Neste mês, a programação cultural do Mosaico está recheada de música. Começando com a discotecagem Nosso Balanço, com Bolachas Abusadas, como é conhecido o pesquisador e seletor musical Otávio Maniezo, ou Megahmorfo, artista que agita a cena musical na cidade de Curitiba (PR), utilizando um DJ-Set analógico para criar ambientes sonoros e bailes dançantes. Colecionador de discos e apaixonado por música brasileira, ele explora diversos gêneros musicais e resgata ritmos perdidos, mostrando o “lado B” dos discos nacionais. A apresentação de Bolachas Abusadas começa no sábado às 13h30 e segue até 17h. No domingo, inicia às 11h e termina às 16h. Para curtir o som, é só chegar na Convivência do Sesc.
O Mosaico também terá o Cortejo de Maracatu Nação, show com o grupo Maracatu Mar de Kaiala, de Cananéia, que apresenta ao público a manifestação da cultura popular afro-brasileira também chamada de Maracatu de Baque Virado, que surgiu em Pernambuco e vem ganhando cada vez mais espaço no Vale do Ribeira. O Maracatu Nação reúne aspectos brasileiros e de matriz africana e remonta às antigas coroações de reis e rainhas do Congo. Desde 2014, este bem imaterial brasileiro está inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Em atividade há seis anos, o grupo de Cananéia pesquisa e fomenta o Maracatu Nação na região, misturando as tradições caiçaras e pernambucanas dessa manifestação, valorizando ainda mais a diversidade cultural brasileira. Baseado em estudos sobre maracatu, o Mar de Kaiala homenageia Iemanjá e promove autenticidade com toadas próprias. A apresentação será no sábado, às 17h, na Convivência e com entrada livre para todos os públicos.
Feira e Oficina de gestão para empreendimentos
Paralelamente às atrações musicais, o Mosaico de Saberes é composto pela Feira que traz representantes de comunidades, coletivos, grupos e iniciativas da região para exposição e comercialização de diversos produtos artesanais, alimentos agroecológicos e uma variada produção de itens da economia solidária.
Nesta edição, participam as seguintes iniciativas: Aldeia Indígena Djaiko Aty (Miracatu), Ateliê do Artero (Registro), Bibi Natural (Miracatu), Jaci Ateliê (Cananéia), Banana da Terra (Cananéia), É hora da horta! (São Paulo), Macondo - Chocolates Artesanais (Cananéia) e ArtCo Culinária (Registro). Entre os produtos da Feira estão artesanato indígena, cosméticos naturais, plantas ornamentais, kits para jardinagem, produtos têxteis e brinquedos para crianças, temperos e ervas da horta, barras de chocolate artesanal, mel e alimentos veganos beneficiados. A Feira funciona no sábado no período das 13h30 às 18h30 e, no domingo, das 11h às 16h.
O Mosaico de Saberes também inclui atividades de capacitação, como a oficina que ocorre no sábado, no período das 10h às 12h: Ferramentas para potencializar seu empreendimento, com Ewerthon Santos, da consultoria InoveIT. No encontro serão apresentadas ferramentas como estratégias de venda, gestão e precificação, com foco na geração de renda. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na Central de Atendimento.
Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Mais informações: (13) 3828-4950 - Central de Atendimento.
O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.
Serviço:
Mosaico de Saberes: Arte, Cultura, Ambiente e Turismo no Vale do Ribeira
Oficina: Ferramentas para potencializar seu empreendimento
Com Ewerthon Santos, da InoveIT
Dia 8, sábado, 10h às 12h.
Sala de Múltiplo Uso 2. A partir de 18 anos.
Grátis. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.
Feira – Mosaico de Saberes
Com Aldeia Indígena Djaiko Aty (Miracatu), Ateliê do Artero (Registro), Bibi Natural (Miracatu), Jaci Ateliê (Cananéia), Banana da Terra (Cananéia), É hora da horta! (São Paulo), Macondo - Chocolates Artesanais (Cananéia) e ArtCo Culinária (Registro).
Dia 8, sábado, das 13h30 às 18h30.
Dia 9, domingo, das 11h às 16h.
Área de Convivência. Grátis.
Espetáculo: Nosso Balanço
Com Bolachas Abusadas
Dia 8, sábado, das 13h30 às 17h.
Dia 9, domingo, das 11h às 16h.
Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.
Show: Cortejo de Maracatu Nação
Com grupo Maracatu Mar de Kaiala
Dia 8, sábado, 17h.
Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.
Mín. 19° Máx. 25°