A Justiça determinou que o prefeito de Cananeia , Robson da Silva Leonel , seja reconduzido ao cargo, após ter sido afastado por decisão da justiça da primeira estância . O prefeito é alvo de processo administrativo por improbidade.
A liminar especificou que o prefeito deve ser reconduzido ao cargo. Apesar da decisão, o processo administrativo de cassação do mandato do prefeito está suspenso no TJ.
O vice-prefeito Luiz Cordeiro havia tomado posse interina da prefeitura, na quinta-feira (04).
Robson Leonel foi denunciado depois que o ministério público ficou ciente através de denúncia anônima de fraude licitatório em compras de carteiras escolares para escolas municipais..
De acordo com o Ministério Público Estadual, órgão que moveu ação contra o prefeito, A Promotoria de Justiça de Cananeia tomou conhecimento, em março deste ano, sobre possíveis irregularidades em licitações realizadas em dezembro de 2021 na compra de carteiras e cadeiras escolares para o Ensino Fundamental.
Em seguida, um inquérito civil foi instaurado para apurar eventual prática de ato de improbidade administrativa na compra de 900 conjuntos dos materiais citados acima. Cada um deles ao valor de R$ 1.234. Ao todo, a prefeitura pagou R$ 1.110.600,00 à empresa Comercial Caravelas Eireli.