A situação administrativa da prefeitura é instável com o afastamento do prefeito Robson da Silva Leonel (PL), que cumpre seu 1º mandato a frente do executivo municipal.
No mês de março, o Ministério investigou junto à prefeitura fraude licitatório e superfaturamento em compras de carteiras escolares. A câmara abriu uma CEI para apurar os fatos, mas o prefeito Robson recorreu Junto ao TJ e suspendeu a data da sessão para leitura do relatório. Com o afastamento do prefeito, o atual vice, Luiz Antônio Cordeiro (PSB) , foi quem assumiu a gestão municipal.
As investigações da MP indicaram direcionamento de licitações e superfaturado de contratos para compra de carteiras escolares, em R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) recursos públicos.
O prefeito Robson da Silva Leonel (PL) foi afastado provisoriamente do cargo por 90 dias. A medida cumpre uma determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Ele é suspeito de irregularidades na licitação de carteiras escolares.
O juiz Luciano Persiano de Castro determinou o afastamento de Leonel, na terça-feira (2/08), após o ajuizamento de uma ação de responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público (MP). O magistrado considerou que a ação ajuizada é grave e que os argumentos apresentados são plausíveis.
Além do prefeito, o juiz também determinou o afastamento imediato e provisório da servidora municipal Erika da Silva Sumooyam. Ambos devem manifestar-se por escrito em até 30 dias.
Quase 5 dias após o afastamento, a Câmara de Vereadores de ainda não se manifestou em relação CEI que apurou às acusações que pesam contra o chefe do executivo municipal. O detalhe é que a MP ainda descobriu que O valor da que iria ser licitado para contratação de barracas e show para a festa de agosto que começará no dia 12 de agosto estava muito caro para o município que sofre com falta de medicamento na farmácia do PSF.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal de Noticia de Cananeia, mesmo com o poder da caneta, o prefeito em exercício, Cordeiro, fez poucas mudanças na equipe de gestão da Prefeitura de Cananeia e as principais diretorias continuam sendo conduzidas por pessoas indicadas pelo prefeito afastado. Enquanto isso, a assessoria jurídica de José Maria Bessa segue buscando remédio jurídico para retornar ao cargo.
A reportagem do PNC tentou contato com a assessoria do prefeito afastado, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.