A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (20) projeto de lei que denomina Agência Benjamin Manoel a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município de Arujá (SP). O PL 6.563/2019 , da Câmara dos Deputados, teve parecer favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e segue agora para análise pelo Plenário.
Benjamin Manoel nasceu em Arujá em 1925. Motorista autônomo, ingressou na política como vereador em 1960, logo após a criação do município. Foi também o primeiro presidente da Câmara Municipal. Nessa mesma época, em razão da renúncia do então prefeito Júlio Barbosa de Souza e, diante da impossibilidade de o vice assumir, ficou à frente do Executivo até o final de 1961.
Ele retornou ao Legislativo em 1962, assumindo novamente a presidência da Casa, até 1963. Nesse período como parlamentar, atuou sem receber remuneração, o que fez com que fosse homenageado pela Câmara de Arujá em 1990, com um Diploma de Honra ao Mérito.
Foi prefeito da cidade em outras duas ocasiões, de 1969 a 1972 e de 1976 a 1983, tendo se destacado pelos investimentos em infraestrutura urbana, entre os quais a abertura da Avenida Antônio Afonso de Lima. Benjamin Manoel morreu em 2016.
— Importa registrar que a homenagem conta com a concordância da população de Arujá, como demonstra a moção de apoio enviada pela Câmara Municipal, aprovada por unanimidade — ressaltou o senador.