Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
23°

Tempo nublado

Pariquera-Açu, SP

Vale do Ribeira HRR

Hospital Regional de Registro realiza cirurgias cardíacas inéditas no Vale do Ribeira

Referência em cirurgia cardíaca para o Vale do Ribeira

08/02/2024 às 12h03 Atualizada em 09/02/2024 às 19h14
Por: Redação Fonte: HRR
Compartilhe:
Hospital Regional de Registro realiza cirurgias cardíacas inéditas no Vale do Ribeira

Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês, o Hospital Regional de Registro (HRR) realizou dois novos procedimentos cardíacos de alta complexidade: a cirurgia de aneurisma de aorta e o implante de cardioversor desfibrilador. Ambos foram realizados pela primeira vez no Vale do Ribeira.

As cirurgias foram feitas pela equipe de cirurgiões cardiovasculares do HRR e representam mais um grande avanço para a saúde da região. “Seguindo as diretrizes do Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês, investimos na busca constante por tratamentos cada vez mais modernos para os nossos pacientes, visando sempre a maior eficiência no atendimento”, destaca o superindentende médico do HRR, Dr. Arnaldo D’Amore Zardo.

A correção de pseudoaneurisma roto em aorta ascendente e arco foi realizada no final do ano passado. O paciente de 42 anos, morador de Eldorado, foi encaminhado ao HRR com histórico de dor no peito. O diagnóstico de pseudoaneurisma de aorta ascendente (roto) foi confirmado na Unidade após exame de angiotomografia de aorta. No procedimento, o pseudoaneurisma foi ressecado e o segmento da aorta atingido foi substituído por um enxerto sintético. “O paciente sofria inclusive de rouquidão e dificuldade de engolir os alimentos devido ao grande hematoma que comprimia o nervos, o pulmão esquerdo e esôfago”, explica o cirurgião cardiovascular Dr. Jorge Luis Silva. Recuperado, o paciente recebeu alta ambulatorial e atualmente segue sendo acompanhado no município de origem curado de sua patologia.

Implante de CDI

O procedimento para implantação do cardioversor desfibrilador implantável (CDI) foi realizado no dia 23 de janeiro em um paciente de 75 anos, morador de Iguape. Ele foi internado no Hospital Regional de Registro ainda em dezembro, com mal estar e desconforto torácico.

Com problema de coronária, o paciente apresenta alteração estrutural do músculo cardíaco, o que predispõe a ciclos de arritmias. Neste caso, o tratamento indicado foi o implante de CDI, um dispositivo automático que funciona como um marca-passo, capaz de detectar arritmias graves com potencial risco de morte e tratá-las imediatamente por meio de estímulos elétricos”, relata o cirurgião cardiovascular Dr. Marcelo Soares. A cirurgia foi bem sucedida e o paciente também recebeu alta após recuperação na UTI Coronariana.

Referência em cirurgia cardíaca para o Vale do Ribeira, o HRR também realiza implante de marca-passo, troca de válvula mitral e revascularização do miocárdio, com uma média de 240 procedimentos por ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.