Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
23°

Tempo nublado

Pariquera-Açu, SP

Pariquera-Açu Pílulas Jurídicas

MENSALIDADE ESCOLAR

Segundo a lei o aumento da mensalidade escolar é permitido, sim!

21/12/2023 às 17h51
Por: Redação Fonte: DR EDGAR BENEDETTI
Compartilhe:
MENSALIDADE ESCOLAR

Mais um ano se findando e junto a ele as comemorações se aproximam e nos enche de felicidade, já que muitos saem em viagem com os filhos devidos as férias escolares mais longas.

 

     Para os pais ou mantenedores o fim do ano não é só de felicidade, já que ao virar do ano as contas e contratos se renovam.

 

     Hoje à ‘pílulas jurídicas’ irá abordar um tema sobre mensalidades escolares, já que muitas crianças no ano seguinte, após as férias escolares, retornarão as atividades educacionais.

 

     É sabido que todos os anos as mensalidades sofrem alterações, variando seus percentuais entre as escolas. Mas você sabe dizer se os aumentos nas mensalidades escolares podem ser reajustados de qualquer modo?

 

     Bom, segundo a lei o aumento da mensalidade escolar é permitido, sim!

 

     Porém, todo o aumento da mensalidade devera ser acompanhado de uma planilha que demonstre os novos custos referente ao ano letivo, como previsto no artigo 1º, § 3º da Lei nº 9.870/1999:

 

§ 3o Poderá ser acrescido ao valor total anual de que trata o § 1o montante proporcional à variação de custos a título de pessoal e de custeio, comprovado mediante apresentação de planilha de custo, mesmo quando esta variação resulte da introdução de aprimoramentos no processo didático-pedagógico.

 

     É claro que a lei em si não aborda apenas este tema sobre o aumento da mensalidade escolar, já que prevê que caso a entidade de ensino não proceda conforme a preceitua, penalidade e nulidade contratual.

 

     Sendo assim, as pílulas jurídicas, objetivando que o leitor se familiarize com as leia que nos regem, convida a todos a pesquisarem sobre o assunto e realizem uma leitura na Lei nº 9.870/1999.

 

     Por fim, caso a entidade escolar não proceda como a lei determina, o leitor prejudicado por socorrer-se do PROCON.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pariquera-Açu - SP
Pariquera-Açu - SP
Sobre o município Pariquera-Açu é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Está localizado no Vale do Ribeira. Wikipédia Tempo: 29°C, vento SE a 8 km/h, umidade de 58% Dados do clima População: 19.723 (2020) Prefeito: Wagner Bento da Costa Altitude: 39 m Área total: 359,691 km² Clima: Subtropical (Cfa) Fundação: 30 de dezembro de 1953 (69 anos)
Edgar Benedetti Filho
Edgar Benedetti Filho
Sobre Advogado Graduado em Direito (USF/SP), Pós-graduado em Direito Civil (UNIDERP), Especialista em Direito Tributário (IPEC/SP) e Escritor (Estuda Fácil Direito – Ed. Baraúna/SP).
Pariquera-Açu, SP Atualizado às 07h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Dom 30°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete