Foi publicada noDiário Oficial da Uniãodesta quarta-feira (6), a Lei 14.746 , que confere o título de Capital Nacional das Águas ao município gaúcho de Rio Grande (RS). Sancionada neste terça (5) pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, a norma decorre do projeto de lei (PL) 1.199/2022 , da Câmara dos Deputados, que ganhou parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).
Paim observou que Rio Grande é um município entre águas. “Cidade mais antiga do estado, Rio Grande está localizada na margem sul do estuário que conduz ao Oceano Atlântico as águas da Lagoa dos Patos, a maior do Brasil. Os primeiros navegadores que no século 16 imaginaram o canal lagunar que interrompia as extensas áreas arenosas fosse um grande rio, o que deu origem ao nome da cidade e do próprio estado do Rio Grande do Sul”.
Rio Grande é um dos 20 municípios que integram a região turística conhecida como Costa Doce Gaúcha. Considerado o maior complexo lacustre do mundo, compreende uma grande extensão territorial e apresenta paisagens banhadas pelas águas da Lagoa dos Patos, Rio Guaíba, Lagoa Mirim e Lagoa Mangueira, além de uma conexão com o mar aberto.