As atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, se estenderam por mais de um mês na Sabesp do Vale do Ribeira. A programação teve início no dia 24 de maio e seguiu até o dia 30 de junho. Foram realizadas visitas de estudantes às estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) da região; apoio à remada ecológica em defesa do meio ambiente; participação em feira ecológica, distribuição de material informativo com mensagens sobre a preservação do meio ambiente e muito mais.
No início das atividades, no dia 24 de maio, estudantes visitaram a Estação de Tratamento de Água de Registro-SP. E no mesmo mês, a Sabesp ainda apoiou a 2ª Remada Ecológica em defesa do meio ambiente, promovida pelo grupo Registro Remo Club e pelo Movimento Salve o Rio Ribeira. A Unidade do Vale do Ribeira ainda participou da primeira Feira Municipal do Meio Ambiente de Registro-SP.
Durante todo o mês de junho, várias visitas foram feitas as ETAs, aos laboratórios e as ETEs da Sabesp. Em Registro-SP, as visitas foram feitas por alunos das escolas: Professora Massako Osawa Hirabayashi; Hiroshi Sakano; da Fundação Bradesco; do Colégio Adventista; Colégio Lantagi; além dos jovens aprendizes da Sabesp. Em Iguape e Ilha Comprida, por estudantes das escolas estaduais: Professor Veiga Junior e Professor Clodonil Cardoso. Em Tapiraí, a primeira estação de tratamento de água automatizada do Brasil recebeu alunos da escola estadual Coronel João Rosa, e também a equipe da Diretoria do Meio Ambiente do município.
Em todas as atividades, todos os participantes receberam kits com material informativo, gibis temáticos, lápis personalizado e papel semente.
As ações tiveram como objetivo levar conscientização sobre o cuidado com os recursos hídricos e com o meio ambiente. Nas visitas às ETAs, os participantes ouviram sobre a importância do uso consciente da água e vivenciaram todos os processos de tratamento. Nas ETEs, ouviram sobra a importância da coleta e do tratamento do esgoto na preservação do meio ambiente, e da importância de não jogar água de chuva nas redes de esgoto.
As visitas contribuem para colaborar com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 – Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. E ODS 15 – Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.