Foi sancionada nesta terça-feira (28), a Lei 14.739 que dá o nome de Francisco Pereira Netto para o viaduto situado sobre a rodovia BR-116 no bairro Campo de Santana, em Curitiba (PR). De iniciativa do Deputado Federal Luciano Ducci (PSB/PR), o PL 5310/2020 teve relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
“A importância de Francisco Pereira Netto para a região foi muito além da figura de empregador. Durante um período em que o local não tinha acesso adequado a serviços médicos, ele se encarregava de transportar todas as pessoas que precisassem de ajuda para a unidade de saúde mais próxima, que geralmente estava a uma longa distância. Naquela época, a sua casa era o único local com telefone na vizinhança, o que a tornava também referência para quem precisava se comunicar por esse meio”, destacou o relatório do senador Veneziano.
Como empresário, Francisco Pereira Netto estabeleceu uma granja avícola que chegou a ter 300 mil aves, sendo a maior do estado do Paraná. O empreendimento era responsável por gerar muitos empregos, especialmente para famílias que vinham do interior do Paraná em busca de melhores condições de trabalho.
Era também um líder comunitário, ele e sua esposa, Deomira Constantina Bonato, católicos devotos, foram os principais responsáveis pela criação da Paróquia Sant´Ana. Ele faleceu no dia 20 de outubro de 2019, aos 89 anos de idade, deixando seu nome marcado na história de Curitiba e, especialmente, do bairro de Campo Santana.