Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNAD/2022) mostram que os negros são a maioria da população (55,8%) brasileira. Com o projeto “Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro”, o Sesc São Paulo vem promovendo diálogos sobre a condição social da população negra no Brasil e buscando a valorização e o fortalecimento da cultura negra, por meio de diversas atividades educativas, artísticas e vivências de manifestações culturais. A iniciativa faz referência aos marcos históricos de 13 de maio (Lei Áurea) e 20 de novembro (Consciência Negra).
O Dia da Consciência Negra, instituído nacionalmente desde 2011, homenageia e resgata as raízes afro-brasileiras e rememora a luta e a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (em 1695), símbolo da resistência negra à escravidão. Em setembro deste ano, a data comemorativa também foi estabelecida por lei no estado de São Paulo, passando a ser feriado estadual.
No Sesc Registro, o feriado de 20 de novembro chega com atividades que celebram a cultura afro-brasileira e dialogam com a história de resistência dos povos negros do Vale do Ribeira, território que concentra, na parte paulista, mais de 30 comunidades quilombolas reconhecidas, entre elas, o Quilombo de Ivaporunduva (em Eldorado), o mais antigo da região, com mais de 300 anos de história e de lutas.
A programação especial da Consciência Negra no Sesc Registro é gratuita e aberta a todos os públicos. Confira os detalhes:
Na segunda-feira de manhã (dia 20) tem Oficina de dança africana para crianças e jovens, com a professora e coreógrafa Flávia Mazal. Com base na releitura dos balés da Guiné Conacri, a prática é acompanhada por música ao vivo, seguindo a linha tradicional onde a conversa entre os tambores e o corpo em movimento entram em sincronia, formando uma coreografia harmônica. A oficina começa às 10h30, na Área de Convivência.
No início da tarde as crianças são convidadas a ouvir e contar histórias na vivência Brincadeiras D´África, com o projeto Brincar D´África. Experiências com jogos, músicas e descobertas de elementos da cultura africana e afro-brasileira ajudam a construir referências de África junto às crianças e familiares. A atividade será realizada das 14h às 17h, no Espaço de Brincar, voltado a crianças até 6 anos, acompanhadas por um adulto de referência. A vivência também acontece nos finais de semana (dias 18 e 19 e 25 e 26/11), no mesmo horário.
Ainda no dia 20, às 14h, no Espaço de Tecnologia e Artes, tem a oficina Kilombo Impresso – Xilogravura e Vilania, com o artista Ramo, que se inspira nos pictogramas de impressão Adinkra do povo Akan, hoje espalhado pelos territórios de Gana e Costa do Marfim. A oficina ressignifica essas formas artísticas nas técnicas da xilogravura em papel e em tecido. A atividade tem vagas limitadas e é preciso se inscrever antes na Central de Atendimento.
E finalizando o feriado de segunda, o Sesc traz o espetáculo de dança Nimba, com Trupe Benkady, que se utiliza dos elementos e simbologias femininas da natureza para homenagear o espírito feminino existente em todos os seres. A apresentação será na Área de Convivência, com início às 17h.
A programação especial continua no sábado (dia 24, às 18h), com a vivência Brincadeiras Africanas: o brincar que nasce do chão, desenvolvida por educadores em atividades infanto-juvenis do Sesc Registro. Por meio de jogos e brincadeiras afro-brasileiras, as crianças podem conhecer outras maneiras de tornar mais plural o território onde vivem.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Telefone (13) 3828-4950. O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.
Serviço:
Sesc Registro - Programação
Do 13 ao 20-(Re)Existência do Povo Negro
Oficina
Oficina de dança africana para crianças e jovens
Com Flávia Mazal
Dia 20, segunda, 10h30.
Grátis. Área de Convivência.
Vivência
Brincadeiras D' África
Com Brincar D'África
De 18 a 26, sábados e domingos, 14h.
Dia 20, segunda, 14h.
Grátis. Espaço de Brincar. Até 6 anos.
Oficina
Kilombo Impresso - Xilogravura e Vilania
Com Ramo
Dia 20, quarta, 14h.
Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 16 anos.
Grátis. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.
Show
Nimba
Com Trupe Benkady
Dia 20, segunda, 17h.
Grátis. Área de Convivência
Vivência
Brincadeiras Africanas: o brincar que nasce do chão
Com educadores em atividades infanto-juvenis do Sesc
Dia 24, sexta, 18h. Grátis. Espaço de Brincar. Até 6 anos.
Mín. 19° Máx. 25°