O Sesc Registro exibe na terça-feira, dia 31 de outubro, o documentário Bem-vindos de novo, em sessão gratuita que começa às 18h30. A obra conta a história real de uma família de descendentes de japoneses do interior paulista que vivencia o processo migratório Brasil-Japão e os impactos que esse fenômeno causou nas relações afetivas familiares. Após a exibição, será realizado bate-papo com o diretor e roteirista Marcos Yoshi, neto de imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil na década de 1930 e se instalaram na região noroeste do estado de São Paulo. O filme acompanha a trajetória da própria família do cineasta.
A sessão de cinema marca o início da programação especial que o Sesc Registro realiza durante as celebrações do Tooro Nagashi, evento tradicional que o Bunkyo de Registro realiza no município para homenagear os antepassados.
Sete anos atrás, Marcos Yoshi e equipe estiveram em Registro para gravar algumas cenas do documentário. Era o período das festividades do Tooro Nagashi e interessava ao diretor filmar, em especial, o ritual de soltura de barquinhos com velas acesas no rio Ribeira, já que, em sua região de origem, esse ritual específico do Tooro Nagashi não é comumente realizado. “Além do fato de a gente ter filmado na cidade uma celebração tão significativa para a comunidade japonesa, a sessão do documentário em Registro será muito especial também porque a região é um capítulo importante e ocupa um lugar simbólico na história da imigração japonesa no Brasil”, disse o diretor.
A história familiar documentada por Marcos Yoshi dialoga com a experiência vivida por milhares de famílias nipo-brasileiras no contexto migratório dos decasséguis, assim chamados os descendentes de japoneses que retornam ao país de seus antepassados em busca de oportunidades de trabalho. Também buscando uma vida melhor para a família, os pais do diretor de “Bem-vindos de novo” saíram do Brasil para trabalhar no Japão no ano de 1999. Marcos (com 14 anos na época) e suas duas irmãs ficaram com os avós no Brasil. Treze anos depois, quando o casal retorna, o filho começa a documentar a complexa reconstrução afetiva da família.
O filme estreou em 2022 e participou de 13 festivais, sendo 9 internacionais, incluindo o Tokyo Documentary Film Festival (Japão). Neste ano, ficou em cartaz nos cinemas de todo o Brasil durante várias semanas e, em breve, será exibido pelo Canal Brasil. Com produção de Meus Russos, é o primeiro longa-metragem de Marcos Yoshi, cineasta formado pela Universidade de São Paulo e que, desde 2016, se dedica à pesquisa do documentário autobiográfico.
A exibição gratuita de “Bem-vindos de novo” será no Teatro do Sesc Registro, com retirada de ingressos uma hora antes na Central de Atendimento.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unida des/registro/
Telefone: 3828-4950.
O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro - Registro/SP.
Serviço:
Sesc no 69º Tooro Nagashi - Registro
Cinema: Bem-vindos de novo
Documentário | Brasil | 2021 | 105min.
Com Roberto Yoshisaki, Yayoko Yoshisaki e Marcos Yoshi.
Terça, dia 31 de outubro, às 18h30.
Grátis. Retirada de ingressos uma hora antes.
Local: Teatro do Sesc Registro.
Classificação indicativa: 10 anos
Trailer:
https://youtu.be/fwrK5k6FSyI
Mín. 17° Máx. 21°