O senador Ciro Nogueira (PP-PI), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (17), defendeu o aperfeiçoamento do Estatuto da Pessoa Idosa , que completou 20 anos no dia 1º de outubro. Ciro Nogueira reconheceu a relevância da lei em vigor como um “avanço inquestionável”, mas enfatizou que o “desafio digital” dos últimos anos tem dificultado a vida de muitos idosos. Segundo ele, é preciso adaptar a legislação às novas demandas do “tempo atual”, incluindo as novas tecnologias.
— São ações que buscam adequar a legislação às novas demandas do nosso tempo, como a inclusão digital, proteger os brasileiros de golpes financeiros, da violência, bem como abrir novas portas para os que ainda estão fora do mercado de trabalho — ressaltou.
O senador alertou para a questão do envelhecimento dos brasileiros. Ele lembrou que os idosos já representam 15,1% da população, de acordo com dados do IBGE que apontam também que o número deve atingir mais de 25% em 2060. O parlamentar reforçou que espera colaboração da população para aprimorar o Estatuto. Para isso, inaugurou um site destinado a receber sugestões e propostas para enriquecer a legislação em benefício dos idosos.
— Cada sugestão será lida e avaliada por mim e por nossa assessoria, com muito carinho e cuidado, para que seja eventualmente convertida em projeto de lei que apresentaremos nesta Casa. É uma política que ouve o cidadão, que dá espaço e voz para que a população possa tomar parte nas soluções de seus problemas. Eu tenho certeza de que contarei com o apoio das senhoras e senhores senadores para essa missão em prol dos brasileiros e brasileiras que merecem, o nosso respeito — concluiu.