A 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira foi um sucesso! Entre os dias 11 e 17 de setembro, mais de oito mil pessoas participaram do evento e geraram renda para as micro e pequenas empresas da região.
Ao todo foram mais de 7,4 mil negócios gerados em gastronomia, artesanato, produtos orgânicos e pacotes turísticos, com mais de R$ 229 mil em receita durante o evento e R$ 1,1 milhão em negócios firmados para o futuro.
A empresa Missão Cananéia é um bom exemplo. Esteve presente no evento com um estande e fechou cerca de 50 operações para o futuro, o que representa uma estimativa de R$ 30 mil para os próximos meses. "Esse evento foi excelente, uma iniciativa inovadora e fundamental para que o Vale conheça o Vale. Nos deu a oportunidade de formarmos parcerias e gerarmos indicações para os turistas conhecerem melhor e permanecerem na região", comenta a proprietária da Missão Cananéia, Débora Rodrigues.
Robson de Carvalho, o Binho, sócio do restaurante Dois Chefs, em Registro-SP, também conseguiu fechar muitos negócios. Além dos cerca de R$ 14 mil de faturamento no evento, estima aproximadamente mais R$ 50 mil em negócios futuros que envolvem parcerias e eventos em outras cidades do Vale do Ribeira.
"A feira nos auxiliou muito na prospecção de novos negócios e clientes, mas principalmente nas novas ligações que fizemos. Recebemos propostas para eventos em Iporanga, por exemplo, e nunca estivemos lá.
O evento foi muito positivo tanto nessa questão financeira quanto no relacionamento e networking com outras empresas de gastronomia e turismo do Vale do Ribeira", comemora.
A grande maioria dos negócios gerados partiu de dentro do próprio Vale, uma vez que muitos moradores da região desconheciam os encantos do Ribeira.
“O evento foi criado com esse objetivo de colocar a região de vez no mapa do turismo brasileiro e também dentro do próprio Vale.
Estimulando os negócios locais entre a própria população vamos potencializar o desenvolvimento econômico da região e, consequentemente, a geração de emprego e renda”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos.
E esse é o mesmo sentimento dos parceiros do evento. Zoroastro Júnior, gerente do Sest Senat D05-Registro, confirma que a Feira Encantos do Ribeira foi um marco para o Vale, além de uma surpresa muito especial. "Um marco! Pois, sem sombra de dúvida, a visão comercial criou parcerias, potencializou empreendedores das mais diversas áreas e fortaleceu o engajamento no cenário turístico.
Uma surpresa especial por ter promovido a possibilidade de ampliação da visão acerca das riquezas locais e despertado para todo o potencial natural, humano, cultural, econômico e social aqui existentes. Tudo de muito bom gosto, de encher os olhos e encantar o coração”, afirma.
Michelle Santos enfatiza, ainda, que a 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira serviu para provar o potencial turístico, artístico, gastronômico e, claro, empreendedor que a região possui.
“Um dos pilares mais importantes que trabalhamos com as empresas do Vale é o de acesso a novos mercados.
O evento pôde proporcionar novas oportunidades de renda para esses empreendedores valentes. Estamos muito felizes com o sucesso da ação e já vamos pensar em novas edições para os próximos anos”, conclui.
A 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira foi realizada pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura Municipal de Registro-SP e outras prefeituras da região, além de parceiros em geral que contribuíram em diversas ações durante o evento em localidades diferentes.