Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (4), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) comemorou a classificação do Fortaleza Esporte Clube na final da Copa Sul-Americana de Futebol. Girão destacou a vitória do time cearense por 2 a 0 contra o Corinthians na terça-feira (2), enfatizando a importância histórica do feito para o Nordeste e para o esporte do Ceará, lembrando as conquistas ao longo dos 105 anos do time.
— Nós estamos na final! Esse campeão aí pode se expandir, porque é a final da Sul-Americana. É a primeira vez que um time do Nordeste consegue este feito na história [...]. Num Castelão completamente abarrotado de torcedores, nós fizemos uma partida muito feliz, com um elenco combativo, aguerrido, com uma torcida vibrante e forte, com os funcionários comprometidos do Fortaleza Esporte Clube, e a gente conseguiu ir para essa final no Uruguai — disse.
Girão relembrou fatos de quando esteve na presidência do clube. Segundo ele, o time fez uma campanha histórica que garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O senador também destacou a importância da parceria construída com o principal adversário, o Ceará Sporting Club, para acabar com a rivalidade violenta entre as torcidas.
— A primeira coisa que a gente fez no clássico, eu como presidente, eu fui assistir, a convite do presidente do Ceará, ao jogo no camarote do Ceará. Eu, com a camisa do Fortaleza, ele com a camisa do Ceará. Nunca ninguém tinha visto aquilo, e foi um impacto [...]. Tudo fluiu bem, e as mortes no estado, infelizmente, decolaram em todas as outras áreas, menos no futebol. O "Clássico-Rei" [disputa entre o Fortaleza e o Ceará] parou essa guerra — afirmou.