A Delegacia da Receita Federal em Santos, no litoral de São Paulo, reteve 20.068 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRF), durante a malha fina de 2023, na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. O número apresentou um aumento de cerca de 63% em relação a 2022, quando 12.245 declarações foram retidas.
De acordo com dados Receita Federal de Santos, foram entregues 595.896 declarações entre as regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira em 2023. Do número total, 20.068 declarações ficaram retidas pela inconsistência nos dados apresentados.
Ainda segundo a Receita Federal, os principais motivos para a retenção foram:
O que fazer?
A Receita Federal alerta que, os contribuintes que tiveram a declaração retida na malha devem visitar o site da Receita Federal, e o Portal e-CAC para encontrar as informações e orientação necessárias. Há também o aplicativo Meu Imposto de Renda, que é uma forma segura do contribuinte verificar sua situação.
Além disso, o órgão reiterou a atenção do contribuinte para se tomar os cuidados necessários de prevenção a golpes, tendo em vista que alguns sites tentam se passar pelo portais oficiais da Receita e do Governo.
Enquanto estiver com a declaração retida, o contribuinte não pode ter acesso ao crédito da Restituição do Imposto de Renda, caso o mesmo possua o direito. O crédito fica retido até que sejam apresentados os comprovantes e documentos necessários para validação.
Segundo a Receita, 16.040 contribuintes residentes na Baixada Santista e Vale do Ribeira serão contemplados com R$ 23.171.382,92 durante a o próximo lote da restituição do Imposto de Renda, que ocorre na próxima sexta-feira (29).