O Vale do Ribeira foi palco da 1ª Semana de Turismo organizada pelo Sebrae-SP em todo o Estado. Entre os dias 11 e 17 de setembro, mais de oito mil pessoas participaram de diversas atividades como Famtour, Press Trip, encontro de networking, fórum de turismo e, claro, a Feira Encantos do Ribeira que, entre quinta e domingo, recebeu autoridades da região e de São Paulo para a cerimônia de abertura, professores e estudantes de escolas municipais, além de todo o público da região que aproveitou a rica gastronomia local, artesanato, produtos orgânicos, atrações culturais e diversos pacotes de turismo regional com descontos exclusivos para moradores do Vale.
A chef de cozinha e sócia do Budista GastroBar, Joice Ferreira, considera que o evento mostrou ao público atividades esportivas, pousadas, restaurantes e atrações turísticas que muita gente não conhecia na região. "Foi um grande passo na consolidação do turismo como fonte de trabalho e renda para os empresários valentes.
Um marco no desenvolvimento do setor. Daqui a algum tempo veremos que existiu um antes e um depois da 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira", comenta.
A empreendedora e sua sócia Sueli Dias Correa destacam a visibilidade que tiveram no evento. "Milhares de pessoas viram a nossa marca e experimentaram pela primeira vez os nossos pratos. Também fizemos muitos contatos que, certamente, vão gerar negócios futuros", comemora.
Empreendedora da AR Kombucha, Angélica Araújo afirma que achou o evento sensacional e diferenciado. "Acredito que iniciativas como essas mudam a vida das pessoas, dos profissionais e do lugar.
O evento foi muito importante para nós, na divulgação de nossos produtos, na troca de experiências com outros empreendedores e no faturamento, pois zeramos o nosso estoque no próprio sábado, primeiro dia de feira.
Com certeza deixou uma marca em nossos corações e uma alegria imensurável com o feedback de cada pessoa que passou por nós", comenta. "O Sebrae está de parabéns, pois tudo o que propõe é impecável".
Da gastronomia ao turismo, Livia Kohiyama, sócia da Explore Turismo, comenta que a realização do evento foi uma grande iniciativa do Sebrae, pois possibilita um novo olhar para o turismo no Vale do Ribeira.
"As ações de Famtur e Press Trip foram muito pertinentes. Sentimos que é uma promoção necessária para o nosso destino como um todo. As pessoas só virão para o Vale se elas souberem que existimos e que temos vários encantos para compartilhar.
Percebemos que os dois grupos que recebemos saíram encantados verdadeiramente com o nosso trabalho", comenta. "Entendemos que participar do evento é estar no mapa do Vale do Ribeira.
Trabalhamos para encantar e impressionar cada visitante do nosso estande. Nossa intenção é ficar na mente deles e mostrar que existimos e estamos muito próximos. Conseguimos fazer muitos contatos e captar mais de cem leads! Agora é dar continuidade ao trabalho de divulgação e promoção do nosso destino. Queremos mais valentes curtindo os rios conosco".
Jun Takahashi e Paula Teixeira, do Reviews pelo Vale do Ribeira, foram dois dos influenciadores que participaram das atividades, tanto do Press Trip quanto da feira como um todo. "Adoramos este evento!
O Sebrae está de parabéns pela iniciativa. Foi uma honra produzir conteúdo e participar, tanto da parte de turismo quanto das partes de gastronomia, hospedagens e lazer, que fazem parte do nosso foco.
Acreditamos muito no Vale do Ribeira, pois a região tem muito potencial natural e industrial, basta o mundo todo conhecer e as pessoas beberem um pouco da nossa água do Ribeira, que um dia voltarão", brincam os influenciadores. Confira o perfil do Reviews pelo Vale do Ribeira no Instagram: https://www.instagram.com/reviewspelovaledoribeira.
Para a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos, a região tem um enorme potencial turístico com destinos ainda desconhecidos e uma culinária riquíssima ainda pouco explorada pelos turistas de dentro e fora do Vale.
“A 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira foi criada com o objetivo de colocar a região de vez no mapa do turismo brasileiro e também de dentro do próprio Vale. Muitas pessoas daqui optam por outros destinos sem conhecerem os encantos do Ribeira. Estimulando o turismo vamos potencializar o desenvolvimento econômico da região e, consequentemente, a geração de emprego e renda para a população”, destaca.
A 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira foi realizada pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura Municipal de Registro-SP e outras prefeituras da região, além de parceiros em geral que contribuíram em diversas ações durante o evento em localidades diferentes.