Neste fim de semana o Sesc Registro convida o público do Vale do Ribeira a participar de duas atividades que mostram a importância do conhecimento ancestral e das práticas sustentáveis desenvolvidas por comunidades tradicionais e iniciativas socioambientais da região. Trata-se da exposição Mosaico de Saberes, que acontece no sábado e do mingo (dias 19 e 20), a partir das 13h30, e do curso Introdução à Fitoterapia Indígena, que também ocorre no sábado e domingo, com início às 14h. Ambas as atividades são gratuitas.
No Mosaico de Saberes estarão expostos para venda produtos como artesanatos de materiais sustentáveis diversos, alimentos tradicionais de comunidades quilombolas, produtos e alimentos agroecológicos e agroflorestais, além de kombuchas, geleias, pães, doces, compotas e outros alimentos beneficiados artesanalmente. A exposição fica aberta na Marquise do Sesc no período das 13h30 às 18h30.
Participam desta edição da feira do Mosaico de Saberes - projeto que acontece mensalmente na unidade - representantes das seguintes iniciativas: Aldeia Guarani Yvy´ã Poty, da Terra Indígena Piaçaguera (Peruíbe); Cooperafloresta (Barra do Turvo/SP e Adrianópolis e Bocaiuva do Sul/PR); Quilombo Pilões (Iporanga); Quilombo Cangume (Itaoca); Armazém do Campo (Curitiba/PR); Ateliê Maria Farinha (Ilha Comprida), Bater de Asas Artesanal (Ilha Comprida) e Yu Kombucha (Sete Barras). Antes da exposição, as iniciativas participam de uma roda de conversa em que trocam experiências sobre seus trabalhos. O encontro será na sexta-feira, dia 18, às 15h, aberto ao público.
Fitoterapia Indígena
No sábado e domingo (dias 19 e 20 ) o público também terá oportunidade de conhecer mais sobre as tradições do povo tupi-guarani, por meio do curso Introdução à Fitoterapia Indígena, que será conduzido por representantes da Aldeia Tapirema, da Terra Indígena Piaçaguera, d e Peruíbe. Eles vão apresentar as principais plantas utilizadas pela comunidade e seus benefícios, bem como ensinar o preparo de chás, garrafadas, xarope, tintura e banho de ervas. Na atividade, que começa às 14h, na Sala de Múltiplo Uso 3, participantes também vão conhecer as histórias da comunidade, relacionadas à cura e à espiritualidade tupi-guarani. As inscriç&otild e;es são gratuitas e devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Registro.
Serviço:
Sesc Registro – Meio Ambiente
Exposição
Mosaico de Saberes
Com Aldeia Guarani Yvy´ã Poty, Cooperafloresta, Quilombo Pilões, Quilombo Cangume, Ateliê Maria Farinha, Armazém do Campo, Bater de Asas Artesanal, Yu Kombucha.
Sábado e domingo, dias 19 e 20, das 13h30 às 18h30.
Grátis. Marquise.
Curso - Agosto Indígena
Introdução à Fitoterapia Indígena
Sábado e domingo, dias 19 e 20, 14h.
Com Aldeia Tapirema – TI Piaçaguera (Peruíbe).
Sala de Múltiplo Uso 3 – Grátis. A partir de 16 anos.
Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Saiba Mais sobre os participantes desta edição do Mosaico de Saberes:
Aldeia Yvy’ã Poty
Da etnia Guarani, a aldeia localizada na Terra Indígena Piaçaguera, em Peruíbe/SP, tem como propósito trabalhar com plantação, cultivo da cultura Guarani, práticas de preservação do meio ambiente, produção de artesanato e turismo comunitário.
Cooperafloresta
É formada por 75 famílias organizadas em 20 grupos, envolvendo 300 pessoas nos municípios de Barra do Turvo/SP e Adrianópolis e Bocaiúva do Sul/PR. Através da agrofloresta, produzem e comercializam produtos agroecológicos e agroflorestais.
Ateliê Maria Farinha
Trabalha com artesanato sustentável em Ilha Comprida/SP, utilizando materiais encontrados na praia, ruas e mercados. Produz peças para decoração e outras utilidades.
Bater de Asas Artesanal
Artesã de Ilha Comprida/SP, participa da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape (AAPCI), cria peças artesanais decorativas com escamas de peixe e outros materiais.
Quilombo Pilões
Comunidade quilombola localizada em Iporanga/SP, que atua com a produção agrícola tradicional quilombola.
Quilombo Cangume
Comunidade quilombola localizada em Itaoca/SP, que atua com a produção agrícola tradicional quilombola.
Yu Kombucha
Iniciativa de Sete Barras/SP, trabalha com a produção de kombuchas e produtos beneficiados, como picles, geleias, conservas, molhos de pimentas, vinagres, bolos, tortas e pães artesanais.
Armazém do Campo
Rede colaborativa que une cooperativas agroecológicas e empreendimentos da Economia Solidária e consumidoras/es conscientes que apoiam a Reforma Agrária, a Agricultura Familiar, a Agroecologia e a Economia Solidária em Curitiba e região.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Telefone (13) 3828-4950.
O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.
Mín. 17° Máx. 21°