A Campanha, formada por amigos, profissionais e simpatizantes do Vale do Ribeira paulista e paranaense, tem como propósito preservar e proteger o Rio Ribeira de Iguape e o meio ambiente, e iniciaram diversas ações e uma delas é o plantio e a recuperação de áreas da Mata Ciliar ao longo do Rio e seus afluentes.
No dia 30 de janeiro foi realizado mais uma ação de relevância, com parceria da Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira — AMAVALES para a realização do plantio de mudas nativas na antiga área da mineração Romanha. O plantio contou com mais de 40 pessoas, 140 mudas plantadas e a visita na mineração.
O diretor da empresa, Ricardo Bertelli, iniciou a apresentação, contando a história e o quanto a mineração é importante para o desenvolvimento da cidade, mostrando toda a preocupação com o meio ambiente e os trabalhos realizados pela associação com o projeto Viva Ribeira, conjunto de ações ambientais e educacionais que a AMAVALES desenvolve desde 1998.
Após a apresentação foi realizada uma visita na mineração, o geólogo da AMAVALES, Pablo de Andrés Fernandez, explicou todo o processo de extração e beneficiamento, ressaltando o trabalho consciente da mineração com o meio ambiente, o processo de reuso da água, rejeito zero e a qualidade da areia para a construção civil.
O biólogo da AMAVALES, Ricardo Cordeiro de Paula, mostrou as demais áreas recuperadas com a parceria de escolas públicas e privadas em educação ambiental e o avanço das mudas plantadas desde 2005. Para finalizar a visita, foi realizado o plantio com as próprias mudas do Viveiro da Associação, as quais todos plantaram e colaboraram com a recuperação da área. “Foi um prazer participar do plantio e conhecer a mineração.
Ficamos honrados pelo evento e o convite. O estabelecimento de parcerias estratégicas é fundamental para realizarmos nossas ações e atingirmos algumas metas. “E parcerias como essa em prol do nosso rio são importantes ” ressaltou Flávio Rocha, coordenador da Campanha Salve o Rio Ribeira.