Saúde TERCEIRA IDADE
Saiba a importância de atividades físicas para idosos
Professor e educador físico dá dicas de exercícios recomendáveis para a saúde e bem-estar
08/05/2022 10h50
Por: Redação

A prática de exercícios físicos é sinônimo de saúde em todas as fases da vida, mas na terceira idade se tornam ainda mais necessárias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de exercícios moderados por semana, em conjunto com resistência e aeróbicos. 

Pesquisas informam que se exercitar pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. As atividades físicas promovem a sensação de bem-estar, ajudam no fortalecimento dos ossos e músculos, melhoram o sistema imune entre outros aspectos.

Continua após a publicidade

De acordo com o professor e personal Bruno Cardoso, de Guarujá, os idosos podem praticar qualquer atividade física. Preferencialmente atividades que melhorem a sua capacidade funcional, ou seja, a capacidade de realizar as atividades diárias.

Continua após a publicidade

É recomendável que os exercícios sejam feitos regularmente após liberação do cardiologista e geriatra, além da orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta, pois dessa forma é possível que o idoso realize os melhores exercícios e tenha o máximo de benefícios.

Continua após a publicidade

"Os tipos de atividades são, por exemplo: caminhadas, natação, musculação, treinamento funcional, alongamento, zumba, hidroginástica entre outros. Sempre priorizando aquele que o idoso tenha mais prazer de fazer. Os cuidados dependem de como está a saúde do idoso no momento, seu histórico de saúde, e se já praticou alguma atividade física", relata Bruno.

Ele reforça que é preciso que pratiquem exercícios que lhes causem prazer, pois isso cria maior adesão ao programa de atividades físicas. Vale salientar que nessa fase o mais importante é a saúde e não a estética.