O projeto arquitetônico do novo prédio da ETEC e da FATEC, que será construído na Avenida Clara Gianotti de Souza, em Registro, buscará inovar referências internacionais de modernas instalações escolares.
Em setembro do ano passado, alunos e professores da escola técnica procuraram o deputado Samuel Moreira (PSDB) para alertá-lo quanto a possibilidade do perderem o local onde hoje funciona a instituição, alugado pela Prefeitura de um proprietário que ameaçava não renovar o contrato. Já a faculdade de tecnologia iniciou as aulas da primeira turma neste ano em ala reformada da Escola Estadual Doutor Fábio Barreto.
Segundo a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, a edificação deverá inaugurar um novo modelo na instituição responsável ETECs e FATECs e deverá servir de referência para os novos prédios no Estado. “Eu quero cumprimentar o deputado, que tem trazido muitas coisas boas para esta região. Samuel liga pra mim dia sim, dia não”, disse Laura no evento Governo na Área, em Registro, na sexta-feira (29/04).
“Vamos poder ampliar a oferta de cursos assim que o novo prédio estiver construído. Nós vamos implantar o de técnico em turismo, porque esta região tem excelente empregabilidade na área, o de mineração e o de jogos digitais. Na FATEC, queremos trazer o curso de logística”, afirmou a superintendente do CPS.
Em seu discurso, o deputado destacou a importância da educação técnica e do impacto das duas instituições de ensino no Vale do Ribeira. “A qualificação dos nossos jovens tem reflexos na economia regional, porque leva a salários melhores e à atração de empresas e na criação de emprego”, afirmou. “97% dos estudantes da primeira turma da FATEC são da região, sendo 28% de ex-alunos da ETEC de Registro”, disse.
O deputado aproveitou a ocasião para parabenizar o prefeito Nilton Hirota, que encontrou o melhor terreno para abrigar a nova edificação, e também os vereadores, pela rapidez na aprovação da doação da propriedade da Prefeitura para o Centro Paula Souza, em sessão extraordinária no dia 26/04.