Vale do Ribeira MEIO AMBIENTE
Vale do Ribeira recebe programa Água é Vida
Rios da região serão desassoreados com o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica, melhorar a qualidade das águas superficiais e minimizar impactos
01/05/2022 09h59
Por: Redação

O Governo de São Paulo anunciou o desassoreamento de 8,4 quilômetros em cursos d’água na Bacia do Ribeira. Esta é mais uma medida para preservação dos recursos naturais da região, que recebe ações socioambientais por meio do Programa Vale do Futuro.

Os trabalhos iniciaram neste mês na cidade de Registro e chegarão a Juquiá na próxima semana. Posteriormente haverá intervenções em Cananéia, Eldorado e Jacupiranga.

Continua após a publicidade

O desassoreamento contribui com a melhoria da qualidade da água, remoção de sedimentos e melhora do escoamento, além de auxiliar no combate às inundações. As ações fazem parte do programa Água é Vida – eixo Rios Vivos.

Continua após a publicidade

Programa Água é Vida

Continua após a publicidade

No fim de 2021, o Governo de São Paulo lançou o programa “Água é Vida” que vai reforçar a segurança hídrica no estado e beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem perfurações de poços em 125 municípios, serviços de limpeza de reservatórios, desassoreamento de rios e construção de reservatórios. Os investimentos somam cerca de R$ 400 milhões.

O Água é Vida é dividido em quatro eixos principais: Águas Subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Rios Vivos

O eixo Rios Vivos promoverá serviços de limpeza e dragagem de mais de três mil quilômetros de cursos d’água no estado. Os trabalhos devem ocorrer em todas as bacias ao longo do ano. Nesta ação haverá investimentos de R$90 milhões dentro da dotação do programa Água é Vida.