O Mapa do Turismo Brasileiro, principal instrumento indicador da qualidade e da força do turismo nas cidades brasileiras, classificou a Ilha na categoria B, o mais alto indicativo para o porte da cidade. Na categoria A, estão grandes cidades.
Elaborada pelo Ministério do Turismo, a classificação leva em consideração, entre outros quesitos, a quantidade estimada de visitantes domésticos, internacionais, serviços oferecidos aos turistas e o número de empregos em estabelecimentos de hospedagem.
Otimista com o fortalecimento do turismo, principal fonte de renda do Município, o prefeito Geraldino Júnior afirma que a alta avaliação da Ilha no Mapa do Turismo Brasileiro é fruto de esforços do poder público, da iniciativa privada e de todas as pessoas que contribuem diariamente para o fortalecimento do setor. De acordo com o prefeito, as obras estruturais em andamento (urbanização do Boqueirão Norte, Complexo Turístico do Mar Pequeno, extensão da orla sentido Norte, Estrada Parque sentido Sul) devem aquecer ainda mais o setor com novos atrativos.
A diretora do Divisão de Turismo da Ilha, Christine Hudson - interlocutora da Região Turística Lagamar-, afirmou que a alta classificação indica que a Ilha está bem posicionada em relação aos serviços turísticos e com portas abertas para novas ações estruturais, em parceria com os órgãos estadual e nacional do Turismo.