Coluna
Sou idoso e não tenho renda fixa, o que fazer para receber algum benefício do INSS?
o INSS disponibiliza para o cidadão o benefício popularmente conhecido como LOAS que nada mais é do que Benefício de Prestação Continuada (BCP).
29/04/2022 10h00
Por: Redação

Está comprovado que no Brasil muitas pessoas exercem profissão informal durante a maior parte da sua vida, não garantido uma renda mensal fixa, deixando-o de fora de qualquer programa relacionado a aposentadoria, além de comprometer a sua saúde que, ao chegar na melhor idade, deverá continuar a fazer os denominados ‘bicos’ para sobreviver.

Mas existe uma luz no fim do túnel, pois o INSS disponibiliza para o cidadão o benefício popularmente conhecido como LOAS que nada mais é do que Benefício de Prestação Continuada (BCP).

Continua após a publicidade

Então pergunta-se: Como faço para ser agraciado com tal benefício? A resposta é simples desde que o cidadão se enquadre e preencha alguns requisitos que, neste momento, irei esclarecer ao leitor.

Continua após a publicidade

Segundo dispõe a Lei Orgânica da Assistência Social, o LOAS é o benefício que garante um salário-mínimo ao idoso desde que observados alguns requisitos, a saber:

Continua após a publicidade

• Ter 65 anos ou mais de idade;

• Não receber nenhum outro benefício previdenciário;

• Não possuir condições financeiras de prover o próprio sustento;

• Estar enquadrado nas condições de família de baixa renda, de preferência que esteja inscrito no cadastro único do Governo Federal;

• Não sendo necessário contribuir para o INSS.

Importante destacar que tal benefício não garante Pensão por Morte aos herdeiros ou sucessores, sendo exclusivo ao pagamento do beneficiado ao tempo de vida.

Se você se enquadra nestas condições, procure o INSS mais perto ou profissional devidamente habilitado para solicita-lo junto ao órgão.