Ministrado pelo grupo técnico de campo de Eldorado, por meio do analista de desenvolvimento agrário Sidney Santana e Silva, e pelo técnico em desenvolvimento agrário Edson de Oliveira, o curso apresentou aos participantes orientações básicas e necessárias para o cultivo da banana orgânica, cujo rendimento se mostra superior ao mercado tradicional, comparado com a produção da banana em sistema convencional.
A atividade teve como principal objetivo a melhora no sistema produtivo, qualificando ainda os produtores quilombolas, visando prepará-los para o mercado de compras governamentais, fomentando assim o programa Cultivando Negócios da Fundação ITESP.
Durante o curso os participantes tiveram acesso às técnicas e cuidados na implantação de um bananal, preparo dos solos, e dos nutrientes, escolha de mudas, tratos no plantio e condução até a primeira colheita.
De acordo com o Analista Sidney “Com certeza, esse aprendizado será revertido em melhorias na produção de banana orgânica pelos produtores quilombolas”, observou.
A Fundação ITESP tem se preocupado em fortalecer ações como essa para que os produtores possam desenvolver o melhor trabalho possível, sempre respeitando o meio ambiente e assim fortalecendo a economia local, gerando renda e qualidade de vida.