Autoridades das mais importantes instituições do setor elétrico brasileiro, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia (MME), estiverem presentes, ontem, no evento de inauguração do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro, iniciativa pioneira desenvolvida pela ISA CTEEP. Recém-energizado na Subestação Registro (SP), uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral sul de São Paulo, o projeto beneficiará cerca de 2 milhões de pessoas.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel; Gentil Nogueira de Sá Junior, secretário de Energia Elétrica do MME; Ricardo Tili, diretor da Aneel; e Christiano Vieira, diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além da diretoria da ISA CTEEP, que puderam realizar uma visita guiada para conhecer os mais de 180 racks de baterias que ocupam uma área de aproximadamente 5 mil m², o equivalente à metade de um campo de futebol.
“Foi um prazer receber na nossa subestação profissionais de extrema importância para o desenvolvimento do setor elétrico e, consequentemente, para a infraestrutura do Brasil. Temos muito orgulho desse projeto e sabemos que ele é um passo fundamental para o uso do armazenamento em muitas outras aplicações no País, impulsionando a transição energética no Brasil”, diz Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP.
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, reforçou que a inauguração do projeto representa um marco histórico no setor elétrico. "Este dia é resultado de uma grande construção, que teve início quando fizemos uma chamada pública de armazenamento em 2016. Colocamos as mentes brasileiras para estudar esse modelo e todos os ensinamentos lá adquiridos precisavam ser colocados em prática. Desde o início, antes mesmo de uma regulação, a ISA CTEEP acreditou e trilhou o caminho do pioneirismo", declarou.
"Temos convicção de que esse empreendimento, além de ser um grande laboratório setorial, com capacidade de permitir que o país avance ainda mais em tecnologias e conexões de fontes renováveis, será um catalizador da nossa transição energética em direção a uma matriz energética 100% limpa", afirmou Rui Chammas, diretor-presidente da ISA CTEEP na abertura da apresentação do projeto.