Saúde São Paulo
SAP padroniza atendimento de grávidas do sistema penitenciário paulista
Atendimento começa em unidades prisionais da Capital e inclui atenção às puérperas e bebês
26/03/2023 08h05
Por: Redação Fonte: Secom Estado de São Paulo

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) implantou um novo protocolo de atendimento às gestantes, puérperas e bebês do sistema prisional de São Paulo. O projeto-piloto, encampado pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional (CSSP), prevê atenção padronizada no trato do pré-natal até o sexto mês de vida da criança, com foco na saúde de mães e filhos.

O protocolo prevê acompanhamento e prevenção de doenças e comorbidades, na transmissibilidade de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e demais cuidados que couberem ao período gestacional e pós-parto.

Continua após a publicidade

A ação irá estabelecer linhas de cuidado com gestantes, puérperas e bebês da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), criando fluxos de atendimento. O objetivo é a realização de 100% dos exames pré-natais pela unidade básica de saúde (UBS) referenciada no território das unidades prisionais femininas atendidas, possibilitando a inserção das mulheres na Rede “Mãe Paulistana”, além de proporcionar atendimento aos neonatos e bebês com até seis meses de vida na mesma UBS.

Continua após a publicidade

Até fevereiro deste ano, 14 gestantes, oito puérperas e oito bebês estavam em acompanhamento, passando por atendimentos periódicos conforme orientação médica. Os números podem apresentar variação por diversas circunstâncias como progressão de pena, transferências, realização de partos, entre outros.

Continua após a publicidade

O Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), que faz o acompanhamento das ações, observa que o projeto estabelece linhas de cuidado como é assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo esse trabalho de extrema importância para o rastreio de doenças, assim como para a realização de exames e início da imunização conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).