No início desta semana, cerca de 200 professores das Escolas Municipais de Ensino de Miracatu deram o início na Formação Contínua em Educação Ambiental, promovida pela Sabesp, por meio da Preservalle. A aula, na Câmara Municipal, abordou os fundamentos da Educação Ambiental, visando o aumento de práticas sustentáveis, bem como a redução de danos ambientais.
Já na quarta-feira (15), foi a vez do município de Cajati participar da aula inaugural que aconteceu na sede do Departamento Municipal de Educação.
A Formação, nos dois municípios, acontecerá ao longo de dois anos, e tem como objetivo levar os conhecimentos adquiridos nos treinamentos para a prática dentro das salas de aula.
O Projeto Socioambiental da Sabesp, é uma parceria com as Prefeituras de Cajati e Miracatu e prevê atividades educativas voltadas para a comunidade escolar e para os moradores, com temas voltados à preservação de nascentes, matas ciliares, uso consciente da água, além da correta utilização das instalações e redes de esgotos.
Programa de Educação Ambiental
A Sabesp possui um programa corporativo denominado Programa de Educação Ambiental SABESP - PEA Sabesp; composto por um conjunto de ações e projetos de EA que visa levar o conhecimento sobre a utilização correta da estrutura de saneamento instalada, envolver a sociedade na temática da sustentabilidade ambiental e destacar a importância e benefícios deste serviço à qualidade de vida e ao meio ambiente.
Na ocasião, foram entregues aos educadores e gestores as camisetas institucionais do Projeto Socioambiental da Sabesp, confeccionadas com duas garrafas PET recicladas, cada uma. A aquisição das 500 camisetas sustentáveis gerou a reciclagem direta de 1000 garrafas pets. Assim, a Sabesp forma, capacita, cuida do meio ambiente e contribuí para um mundo mais sustentável.