APolícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou às 23h59 de quarta-feira(22) a Operação Carnaval 2023 que iniciou às 00h00 de sexta-feira (17). Durante o período foi registrado movimento intenso de veículos nas rodovias federais que cortam o estado de São Paulo, período que também foi marcado por muitas chuvas, que atingiram principalmente o litoral norte, por onde passa a BR 101, Rio-SP.
Os esforços da Operação foram voltados para segurança viária, buscando a diminuição da violência no trânsito, com foco nas fiscalizações voltadas ao combate de condutas de risco, como alcoolemia, ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança e dispositivos de retenção no caso de crianças, além de incremento do efetivo e viaturas em ronda durante todo o feriado em pontos estratégicos do estado.
Acidentes: No período, foram registrados 85 acidentes, sendo 15 deles considerados graves (com feridos graves ou mortos), que tiveram como consequências 04 mortos e 79 feridos.
Na Operação Carnaval de 2022, foram registrados 70 acidentes que tiveram como resultado, 66 feridos e 07 mortes.
Os dados mostram redução no número de mortos e também de acidentes graves, na ocasião foram registrados 20 acidentes graves.
As vítimas fatais registradas neste feriado foram em decorrência de dois atropelamentos e dois acidentes do tipo colisão lateral de motocicleta com veículo de passeio ou caminhão, com a queda dos motociclistas, os quais foram atropelados em decorrência da queda.
Alcoolemia: Foram realizados 5.174 testes de alcoolemia, 132 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 01 deles foi preso por crime de embriaguez ao volante.
Fiscalização: Durante o feriado, foram realizadas 3.970 autuações de trânsito diversas, 276 veículos foram flagrados realizando ultrapassagens proibidas, 282 pessoas foram flagradas sem usar o cinto de segurança, 3.725 veículos foram flagrados acima da velocidade máxima permitida e 55 crianças não utilizavam dispositivos de retenção adequado.
Combate ao crime: Mesmo o foco da operação sendo a segurança viária, a PRF no estado de São Paulo apreendeu quase 150 quilos de maconha, recuperou 6 veículos e prendeu 41 pessoas por crimes diversos.
Além das fiscalizações, foram realizadas ações de educação para o trânsito, como palestras, vídeos e orientações de segurança, visando conscientização da população.
Devido às graves consequências causadas pela chuva durante a Operação no litoral norte, parte da força de trabalho da PRF no estado foi deslocada para apoio em São Sebastião, onde o trabalho com a aeronave foi fundamental para o resgate de vítimas, transporte de donativos, materiais e técnicos para restabelecimento dos serviços na região, especialmente serviços de comunicação em localidades isoladas de difícil acesso terrestre.