Essencial para o desenvolvimento da sociedade, a cultura também desempenha um importante papel na economia ao movimentar uma grande cadeia produtiva. E as mulheres não só contribuem com esse processo, como têm sido cada vez mais protagonistas nas iniciativas culturais.
Para ampliar e qualificar ainda mais a participação feminina na área da gestão cultural, o Lab Criação realiza o 2º Ciclo Mulheres nas Artes, destinado a artistas, gestoras e produtoras culturais das mais diversas linguagens artísticas.
A programação do Ciclo contará com uma série de ações formativas online, como webinários, videoaulas e orientação a projetos culturais. Todas as atividades serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.labcriacao.com até o dia 2 de março. Apesar do foco para o público feminino, qualquer pessoa pode se inscrever.
O curso é voltado para amadores e profissionais, experientes e iniciantes no setor cultural. Entre os temas abordados estão as leis de incentivo à cultura. Além da Lei Rouanet, por meio da qual empresas e pessoas físicas podem financiar eventos e projetos culturais com incentivo fiscal, o Ciclo também vai abordar legislações mais atuais, como as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, e como os artistas podem captar recursos para seus projetos.
Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2018 avaliou o impacto econômico da Lei Rouanet. Segundo o levantamento, para cada R$ 1 investido com a Lei, há R$ 1,59 de retorno, ou seja, 59% de retorno para a economia do País. A pesquisa mostrou que a cultura envolve 68 atividades econômicas, que vão do transporte a turismo, setor alimentício, segurança, finanças. “Além de todos os benefícios sociais, as atividades culturais geram emprego e renda para a população.
No Ciclo Mulheres nas Artes, queremos dar visibilidade e fomentar processos de criação e realização de projetos culturais organizados e protagonizados por mulheres, para que elas tenham acesso a oportunidades de criar e gerar renda por meio da cultura”, explica a coordenadora pedagógica, Viviane Pinto.
Alunas do Ciclo que tiverem projetos em fase de desenvolvimento para inscrição em editais e/ou leis de incentivo poderão participar também de um Laboratório para desenvolvimento e viabilização de projetos socioculturais. Serão cinco encontros de orientação de projetos socioculturais conduzidos por educadoras com experiência na elaboração de projetos e em técnicas de gestão, produção e comunicação cultural.
O II Ciclo Mulheres nas Artes é uma realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva e Simpoiese Projetos Culturais, com recursos do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, via Lei Rouanet, apresentado pelo Grupo Boticário.
TEMAS DAS AULAS
Elaboração de portfólio
Legislações recentes
Leis de incentivos
Técnicas de apresentação de projetos e relacionamento com patrocinadores
Caminhos para a formalização do trabalho cultural
Gestão administrativa e financeira de projetos socioculturais
Planejamento e execução de projetos socioculturais
Comunicação e gestão de redes sociais
Avaliação, relatórios e prestação de contas
WEBINÁRIOS
Gestão e políticas culturais
Diversidade e acessibilidade em espaços culturais
Arte, corpo e vida
Fomento à cultura: perspectivas locais
SERVIÇO
Período de inscrições: 07/02/2023 a 02/03/23 pelo site: www.labcriacao.com
Aula inaugural: 2 de março/2023
Período das aulas: 02/03/23 a 04/04/23 - às terças e quintas, das 19h30 às 21h
Formato: Encontros virtuais formativos, simultâneos, mediante inscrição.