Vale do Ribeira FUNDAÇÃO ITESP
TRE-SP inicia projeto para inclusão eleitoral em comunidades de quilombos no Vale do Ribeira
Fundação ITESP - Regional Sul Vale do Ribeira
09/04/2022 10h12
Por: Redação Fonte: Itesp
Como parte do projeto estratégico de inclusão eleitoral, representantes do TRE-SP deram início, nos dias 6 a 8 de abril, a etapa de visitas às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.
O principal objetivo é identificar as melhores formas de atender essas comunidades, o que inclui a avaliação da necessidade de instalação de novas seções eleitorais, orientações sobre alistamento, transferência e revisão de dados cadastrais e educação política. Além disso, a ação servirá de base para a preparação de instruções para os cartórios eleitorais sobre o transporte de indígenas e quilombolas.
Durante a visita ao Quilombo do Ivaporunduva, estiveram presentes o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Cláucio Correa, acompanhado da assessora-chefe de planejamento estratégico e de eleições, Regina Rufino, a juíza de direito da Comarca de Eldorado, Dra. Hallana Duarte de Miranda, a
assessora especial de Quilombos do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) Andrea João e o supervisor técnico da Fundação Itesp, Marcelo Bento, entre outros integrantes da comitiva.
Nos dias 07 e 08 a equipe do TRE, acompanhadas pelos técnicos da Fundação ITESP visitaram ainda às comunidades Quilombolas de Maria Rosa, Piloes, Pedro Cubas e Porto Velho.
Segundo o diretor geral do TRE, Cláucio Correa, essas visitas, realizadas com apoio do ITESP, são fundamentais para se ter conhecimento das necessidades reais de cada comunidade, "tivemos um bate papo, uma roda de conversas, levantando as principais dificuldades dos quilombolas na participação no processo eleitoral, em especial no dia da eleição. Agradecemos ao ITESP que fez a intermediação e nos trouxe até aqui" afirmou Correa.
O projeto piloto incluiu visitas, aos quilombos na região de Eldorado e Iporanga.
A Fundacao Instituto de Terras do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania é parceira nesse projeto estratégico, auxiliando os representantes do TRE durante as visitas às comunidades quilombolas.