Nesta última terça-feira, dia 05 de abril de 2022, aconteceu no galpão do Quilombo Ivaporunduva o curso "Cultivo do Maracujá Azedo em Sistema Orgânico de Produção”. A atividade foi realizada pela Fundação ITESP, Grupo Técnico de Campo de Eldorado, com o apoio da Associação Quilombo do Ivaporunduva.
O curso, com carga horária de 8 horas, entre parte teórica e prática, contou com a presença de 18 produtores quilombolas, sendo 16 do Ivaporunduva, 1 do André Lopes e 1 do São Pedro.
Foram abordados diversos aspectos do cultivo, desde o plantio até a colheita, com ênfase nos cuidados para implantação, tutoramento, podas, controle e manejo de pragas e doenças, linhas de crédito disponíveis e demandas de mercado. Na parte prática, ao final do curso, os participantes foram até a propriedade do produtor Célio Mota dos Santos, onde receberam orientações sobre escolha da área, tipo do solo, alinhamento direcionado para questões do vento e luz solar, espaçamentos, tutoramento e plantio.
Como encaminhamento da atividade, será formado um grupo de interessados para o plantio dessa lavoura e também será escolhido um local para implantação de um campo demonstrativo.
A abertura da atividade foi realizada pelo supervisor técnico Marcelo Bento e teve como palestrantes os técnicos da Fundação ITESP, do Grupo Técnico de Campo de Eldorado, Edson Oliveira da Silva, Ari Mendes e Sidney Santana e Silva, que utilizaram como referência o conhecimento prático do cultivo e o material recém-lançado pela EMBRAPA sobre esse tema.