Polícia CRIME AMBIENTAL
PM Ambiental apreende apetrechos de pesca em período de piracema no Vale
Durante o patrulhamento foram localizadas 16 redes de emalhar que se encontravam estaqueadas em plena atividade de pesca na modalidade de "espera"
08/02/2023 11h13
Por: Redação Fonte: Polícia Ambiental

A equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizou patrulhamento pelo Rio Ribeira de Iguape sentido ao bairro do Jairê, em Iguape/SP, com vistas a coibir a atividade de pesca no período de Piracema e demais infrações relacionadas à fauna ictiológica.

Durante o patrulhamento, foram localizadas 16 redes de emalhar que se encontravam estaqueadas em plena atividade de pesca na modalidade de "espera", no período de piracema, atividade considerada proibida conforme a Instrução Normativa Ibama n° 195/08.

Continua após a publicidade
 

De imediato foi realizado o recolhimento dos petrechos de pesca, que após aferidas totalizaram aproximadamente 180 metros de comprimento, 3 metros de altura, com malhas diversas de 80, 90, 100, 110 e 120 milímetros, com bóias e chumbo, malhas de grilon, contendo 03 pescados, sendo um da espécie “Cascudo” (Loricariidae) e outros dois da espécie “Robalo peva ” (Centropomus undecimalis), que devido a recém captura foram soltos de imediato em seu habitat natural. 

Continua após a publicidade

Foi realizado patrulhamento pelas imediações, porém no momento da fiscalização não havia ninguém nas proximidades.

Continua após a publicidade

Diante dos fatos, os petrechos de pesca foram apreendidos e após serem devidamente identificados e acondicionados, permanecendo depositados pela sede do 3º Pelotão– Iguape, uma vez que a autoridade competente sugeriu a apresentação da ocorrência através de ofício, haja vista se tratar de infração prevista no Art. 34 da Lei Federal 9.605/98.